MANUAL BÁSICO DE REGRAS: O USO DO ROLE PLAYING GAME (RPG) COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA DINÂMICA NA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97530 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3831 "inscrito_id" => 17805 "titulo" => "MANUAL BÁSICO DE REGRAS: O USO DO ROLE PLAYING GAME (RPG) COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA DINÂMICA NA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O estudo propõe a construção de um Manual Básico de Regras (Produto Educacional), que utiliza o Role Playing Game (RPG) como ferramenta para ensinar a Dinâmica na Física, na Educação Básica. O jogo consiste em um Manual Básico de Regras que incorpora o RPG como uma forma de envolver os alunos no aprendizado dos conceitos físicos. Foram elaborados questionários relacionados ao RPG e à Física para identificar as habilidades cognitivas desenvolvidas pelos estudantes. Os objetivos foram investigar as formas mais eficientes de usar um jogo educacional, verificar a adequação dos conteúdos abordados e avaliar os resultados obtidos no teste do Manual de Regras. A aplicação do RPG em sala de aula teve como finalidade despertar o interesse dos alunos pela Física, estimulando sua participação ativa e atribuindo significado aos conteúdos por meio da aventura proposta. Os desafios do jogo exigiam o uso dos conhecimentos prévios dos participantes. Os resultados demonstraram interação entre os alunos, maior interesse pela disciplina, melhorias na argumentação e exposição de ideias. A aplicação remota do RPG promoveu uma aprendizagem significativa, mostrando que os jogos lúdicos foram bem recebidos e aumentaram a interação entre professor e aluno. Concluiu-se que o RPG é um recurso eficaz para auxiliar o ensino de Física, aproximando a teoria da prática e facilitando a aprendizagem dos conceitos de Dinâmica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID17805_TB3831_28092023213046.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELINTON MOURA BATISTA NERY" "autor_nome_curto" => "HELINTON" "autor_email" => "hmbnery@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97530 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3831 "inscrito_id" => 17805 "titulo" => "MANUAL BÁSICO DE REGRAS: O USO DO ROLE PLAYING GAME (RPG) COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DA DINÂMICA NA FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O estudo propõe a construção de um Manual Básico de Regras (Produto Educacional), que utiliza o Role Playing Game (RPG) como ferramenta para ensinar a Dinâmica na Física, na Educação Básica. O jogo consiste em um Manual Básico de Regras que incorpora o RPG como uma forma de envolver os alunos no aprendizado dos conceitos físicos. Foram elaborados questionários relacionados ao RPG e à Física para identificar as habilidades cognitivas desenvolvidas pelos estudantes. Os objetivos foram investigar as formas mais eficientes de usar um jogo educacional, verificar a adequação dos conteúdos abordados e avaliar os resultados obtidos no teste do Manual de Regras. A aplicação do RPG em sala de aula teve como finalidade despertar o interesse dos alunos pela Física, estimulando sua participação ativa e atribuindo significado aos conteúdos por meio da aventura proposta. Os desafios do jogo exigiam o uso dos conhecimentos prévios dos participantes. Os resultados demonstraram interação entre os alunos, maior interesse pela disciplina, melhorias na argumentação e exposição de ideias. A aplicação remota do RPG promoveu uma aprendizagem significativa, mostrando que os jogos lúdicos foram bem recebidos e aumentaram a interação entre professor e aluno. Concluiu-se que o RPG é um recurso eficaz para auxiliar o ensino de Física, aproximando a teoria da prática e facilitando a aprendizagem dos conceitos de Dinâmica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID17805_TB3831_28092023213046.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELINTON MOURA BATISTA NERY" "autor_nome_curto" => "HELINTON" "autor_email" => "hmbnery@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }