“AS COISAS QUE A GENTE FALA”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98749 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5404 "inscrito_id" => 18341 "titulo" => "“AS COISAS QUE A GENTE FALA”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho possui como principal objetivo apresentar uma proposta de leitura a partir de uma sequência didática para o ensino fundamental na tentativa de contribuir para a formação de alunos leitores. À vista do supracitado, a perspectiva adotada nessa proposta de leitura é a de possibilitar aos alunos discussões e reflexões sobre o poder da fala e suas possíveis influências a partir da realização da leitura do livro ‘Coisas que a gente fala”, escrito por Ruth Rocha e ilustrado por Mariana Massarani. Além disso, visa-se desenvolver competências e habilidades relacionadas ao exercício da linguagem e estimular práticas leitoras. Para guiar o desenvolvimento da presente pesquisa, fundamentamo-nos, principalmente, em estudos que versam acerca de conceitos e estratégias de leitura, como Martins (1997), Kato (1995), Sousa (2017) e Solé (2014), e letramento literário, em Cosson (2021). Para alcançar os objetivos almejados, a metodologia adotada observa a realização de uma sequência didática voltada para um trabalho de leitura com o gênero poema direcionado aos alunos do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A sequência está organizada em seis etapas de execução, as quais contemplam aspectos de leitura, oralidade, estudo do gênero, análise linguística e produção textual. Palavras-chave: Leitura; Sequência didática; Formação de leitor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18341_TB5404_10122023171220.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA CORNÉLIO FERNANDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SAMARA" "autor_email" => "samaracornelio@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98749 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5404 "inscrito_id" => 18341 "titulo" => "“AS COISAS QUE A GENTE FALA”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "RESUMO O presente trabalho possui como principal objetivo apresentar uma proposta de leitura a partir de uma sequência didática para o ensino fundamental na tentativa de contribuir para a formação de alunos leitores. À vista do supracitado, a perspectiva adotada nessa proposta de leitura é a de possibilitar aos alunos discussões e reflexões sobre o poder da fala e suas possíveis influências a partir da realização da leitura do livro ‘Coisas que a gente fala”, escrito por Ruth Rocha e ilustrado por Mariana Massarani. Além disso, visa-se desenvolver competências e habilidades relacionadas ao exercício da linguagem e estimular práticas leitoras. Para guiar o desenvolvimento da presente pesquisa, fundamentamo-nos, principalmente, em estudos que versam acerca de conceitos e estratégias de leitura, como Martins (1997), Kato (1995), Sousa (2017) e Solé (2014), e letramento literário, em Cosson (2021). Para alcançar os objetivos almejados, a metodologia adotada observa a realização de uma sequência didática voltada para um trabalho de leitura com o gênero poema direcionado aos alunos do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental. A sequência está organizada em seis etapas de execução, as quais contemplam aspectos de leitura, oralidade, estudo do gênero, análise linguística e produção textual. Palavras-chave: Leitura; Sequência didática; Formação de leitor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID18341_TB5404_10122023171220.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA CORNÉLIO FERNANDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SAMARA" "autor_email" => "samaracornelio@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }