PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS TRILHAS DE APROFUNDAMENTO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CALPÚRNIA CALDAS DE AMORIM EM CAICÓ-RN
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100264 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7415 "inscrito_id" => 6587 "titulo" => "PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS TRILHAS DE APROFUNDAMENTO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CALPÚRNIA CALDAS DE AMORIM EM CAICÓ-RN" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de implementação das Trilhas de Aprofundamento na Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, localizada na cidade de Caicó-RN, no ano letivo de 2023. As Trilhas de Aprofundamento são itens constitutivos dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Tomou-se como matéria para análise, em primeiro, o processo de construção das trilhas a nível estadual e regional, em seguida analisou-se o processo de definição das trilhas a serem ofertadas na referida escola por parte dos docentes e a formação/preparação dos alunos para escolha das trilhas que irão seguir no decorrer do ano letivo vigente. Por último, fez-se um estudo sobre as experiências práticas da implementação das trilhas escolhidas pelos entes educacionais de modo a demonstrar os desafios e os avanços obtidos no percurso do primeiro semestre letivo de 2023. Para pensar o cotidiano educacional tomamos como aporte teórico o texto de (MASSCHELEIN; SIMONS, 2013) – o mesmo discute sobre a possibilidade da reinvenção da concepção de escola contemporânea. No que concerne às experiências vividas durante o processo de implantação dialogamos com Larrosa (2011). Entendemos que apesar de existir a necessidade urgente de uma reestruturação no Ensino Médio e, certamente, que seja guiada para atender às especificidades do estudante, o processo de implantação das trilhas de aprofundamento no âmbito de nossa escola tem se mostrado difícil – muito por causa do não entendimento da perspectiva didática que se mostra ainda distante de um real objetivo prático para a vida socioprofissional de nossos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6587_TB7415_20062023230722.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ACÁCIO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Acácio" "autor_email" => "j.acacio@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100264 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7415 "inscrito_id" => 6587 "titulo" => "PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS TRILHAS DE APROFUNDAMENTO NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA CALPÚRNIA CALDAS DE AMORIM EM CAICÓ-RN" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de implementação das Trilhas de Aprofundamento na Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, localizada na cidade de Caicó-RN, no ano letivo de 2023. As Trilhas de Aprofundamento são itens constitutivos dos Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio. Tomou-se como matéria para análise, em primeiro, o processo de construção das trilhas a nível estadual e regional, em seguida analisou-se o processo de definição das trilhas a serem ofertadas na referida escola por parte dos docentes e a formação/preparação dos alunos para escolha das trilhas que irão seguir no decorrer do ano letivo vigente. Por último, fez-se um estudo sobre as experiências práticas da implementação das trilhas escolhidas pelos entes educacionais de modo a demonstrar os desafios e os avanços obtidos no percurso do primeiro semestre letivo de 2023. Para pensar o cotidiano educacional tomamos como aporte teórico o texto de (MASSCHELEIN; SIMONS, 2013) – o mesmo discute sobre a possibilidade da reinvenção da concepção de escola contemporânea. No que concerne às experiências vividas durante o processo de implantação dialogamos com Larrosa (2011). Entendemos que apesar de existir a necessidade urgente de uma reestruturação no Ensino Médio e, certamente, que seja guiada para atender às especificidades do estudante, o processo de implantação das trilhas de aprofundamento no âmbito de nossa escola tem se mostrado difícil – muito por causa do não entendimento da perspectiva didática que se mostra ainda distante de um real objetivo prático para a vida socioprofissional de nossos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID6587_TB7415_20062023230722.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ACÁCIO DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Acácio" "autor_email" => "j.acacio@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }