SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL DE SERVIDORES/AS NOVATOS/AS NA UFMG: A AVALIAÇÃO DAS OFICINAS DE INTEGRAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95728 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1421 "inscrito_id" => 1516 "titulo" => "SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL DE SERVIDORES/AS NOVATOS/AS NA UFMG: A AVALIAÇÃO DAS OFICINAS DE INTEGRAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL" "resumo" => "É incontestável a importância de ações institucionais que favoreçam a integração dos/as servidores/as públicos/as ocupantes de cargos Técnico-administrativos em Educação (TAE), tidos/as como novatos/as (recém-admitidos/as ou recém-movimentados/as) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para a melhor condução de todo processo de Socialização Organizacional (SO) nesta instituição. O presente estudo objetivou analisar a avaliação dos/as participantes das quatro edições presenciais da Oficina “Integrando novos/as servidores/as: estratégias e reflexões”, ação implementada pela UFMG, buscando contribuir com a SO de novos servidores. A análise considerou o conhecimento que esses sujeitos expressaram ter antes e após a participação na Oficina, concentrando-se no que esses/as participantes – majoritariamente chefias de servidores/as TAE novatos/as – indicaram sobre o Plano de Trabalho Individual (PTI), importante instrumento de gestão institucional na UFMG. O PTI é um formulário institucional que deve ser elaborado pela chefia e servidor recém-admitido e deve conter os principais processos laborais, as atividades a serem desenvolvidas e as ações necessárias para a aprendizagem/treinamento do/a novato/a. Como referencial teórico adotamos os estudos sobre SO, com destaque aos trabalhos produzidos sobre o assunto na UFMG. A produção de dados se baseou no questionário avaliativo, aplicado ao final das quatro Oficinas presenciais e respondido por 43 participantes. Destes/as, 21 já haviam preenchido o PTI de servidores/as de sua equipe antes de participarem da Oficina. A maioria dos/as respondentes indicou a importância do acolhimento dos/as novatos/as por suas equipes, bem como o preenchimento do PTI de forma dialogada (entre servidor/a, chefia e eventualmente tutor/a) para a melhor condução do processo inicial de SO dos/as novatos/as TAE na UFMG. Dessa forma, a avaliação das oficinas sugere ser fundamental orientar mais chefias sobre como preencher e utilizar o PTI como documento norteador para o desenvolvimento do trabalho não apenas dos/as servidores/as novatos/as, como também de todos/as os/as TAE na UFMG." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1516_TB1421_20112023215251.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA MENDONÇA LOPES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiamendonca@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95728 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1421 "inscrito_id" => 1516 "titulo" => "SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL DE SERVIDORES/AS NOVATOS/AS NA UFMG: A AVALIAÇÃO DAS OFICINAS DE INTEGRAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE TRABALHO INDIVIDUAL" "resumo" => "É incontestável a importância de ações institucionais que favoreçam a integração dos/as servidores/as públicos/as ocupantes de cargos Técnico-administrativos em Educação (TAE), tidos/as como novatos/as (recém-admitidos/as ou recém-movimentados/as) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para a melhor condução de todo processo de Socialização Organizacional (SO) nesta instituição. O presente estudo objetivou analisar a avaliação dos/as participantes das quatro edições presenciais da Oficina “Integrando novos/as servidores/as: estratégias e reflexões”, ação implementada pela UFMG, buscando contribuir com a SO de novos servidores. A análise considerou o conhecimento que esses sujeitos expressaram ter antes e após a participação na Oficina, concentrando-se no que esses/as participantes – majoritariamente chefias de servidores/as TAE novatos/as – indicaram sobre o Plano de Trabalho Individual (PTI), importante instrumento de gestão institucional na UFMG. O PTI é um formulário institucional que deve ser elaborado pela chefia e servidor recém-admitido e deve conter os principais processos laborais, as atividades a serem desenvolvidas e as ações necessárias para a aprendizagem/treinamento do/a novato/a. Como referencial teórico adotamos os estudos sobre SO, com destaque aos trabalhos produzidos sobre o assunto na UFMG. A produção de dados se baseou no questionário avaliativo, aplicado ao final das quatro Oficinas presenciais e respondido por 43 participantes. Destes/as, 21 já haviam preenchido o PTI de servidores/as de sua equipe antes de participarem da Oficina. A maioria dos/as respondentes indicou a importância do acolhimento dos/as novatos/as por suas equipes, bem como o preenchimento do PTI de forma dialogada (entre servidor/a, chefia e eventualmente tutor/a) para a melhor condução do processo inicial de SO dos/as novatos/as TAE na UFMG. Dessa forma, a avaliação das oficinas sugere ser fundamental orientar mais chefias sobre como preencher e utilizar o PTI como documento norteador para o desenvolvimento do trabalho não apenas dos/as servidores/as novatos/as, como também de todos/as os/as TAE na UFMG." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1516_TB1421_20112023215251.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA MENDONÇA LOPES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA" "autor_email" => "leticiamendonca@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }