HISTÓRIA LOCAL E ORAL A PARTIR DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100367 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7551 "inscrito_id" => 20913 "titulo" => "HISTÓRIA LOCAL E ORAL A PARTIR DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "O artigo tem como finalidade trazer a discussão sobre a essencialidade da história local e oral a partir da relações étnicos-raciais nas escolas públicas, para a formação integral dos sujeitos e de uma sociedade mais digna. Diante disso, o debate acerca da história local e oral para a formação dos alunos com sujeitos sociais, fica em evidência que ainda existe um longo percurso a ser percorrido para rompimento da dicotomia existente entre os dois grupos que constituem a nação brasileira. O objetivo geral da pesquisa é refletir sobre o ensino de História local e oral a partir das relações étnico-raciais nas escolas públicas. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica com aporte teórico em: Barros (2013), Fonseca (2006), Viana (2016), entre outros. O caminho trilhado na construção do artigo buscou conceituar história local a partir do que no texto foi destacado como história do lugar. Os griôs: transmissores da tradição oral e preservadores da história local, assim como, a história local é desenvolvida na escola pública. Na década de 70, o ensino de história se configurou com cunho mais centrado na oralidade e transmissão dos saberes, crenças e mitos dos povos, respeitando o caráter da história local e nacional. Concluímos que a valorização das memórias das comunidades tradicionais possibilita uma compreensão dialógicas sobre a relevância do ensino de história local e dos autores desta história, colocados à margem da história oficial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20913_TB7551_30072023122819.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTHIANE SAMPAIO ARAGÃO FONTENELE" "autor_nome_curto" => "CRISTHIANE" "autor_email" => "cristhianesaf@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100367 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7551 "inscrito_id" => 20913 "titulo" => "HISTÓRIA LOCAL E ORAL A PARTIR DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "O artigo tem como finalidade trazer a discussão sobre a essencialidade da história local e oral a partir da relações étnicos-raciais nas escolas públicas, para a formação integral dos sujeitos e de uma sociedade mais digna. Diante disso, o debate acerca da história local e oral para a formação dos alunos com sujeitos sociais, fica em evidência que ainda existe um longo percurso a ser percorrido para rompimento da dicotomia existente entre os dois grupos que constituem a nação brasileira. O objetivo geral da pesquisa é refletir sobre o ensino de História local e oral a partir das relações étnico-raciais nas escolas públicas. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica com aporte teórico em: Barros (2013), Fonseca (2006), Viana (2016), entre outros. O caminho trilhado na construção do artigo buscou conceituar história local a partir do que no texto foi destacado como história do lugar. Os griôs: transmissores da tradição oral e preservadores da história local, assim como, a história local é desenvolvida na escola pública. Na década de 70, o ensino de história se configurou com cunho mais centrado na oralidade e transmissão dos saberes, crenças e mitos dos povos, respeitando o caráter da história local e nacional. Concluímos que a valorização das memórias das comunidades tradicionais possibilita uma compreensão dialógicas sobre a relevância do ensino de história local e dos autores desta história, colocados à margem da história oficial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20913_TB7551_30072023122819.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTHIANE SAMPAIO ARAGÃO FONTENELE" "autor_nome_curto" => "CRISTHIANE" "autor_email" => "cristhianesaf@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }