GAMIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ARACATI – CE: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98312 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4849 "inscrito_id" => 16187 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ARACATI – CE: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS" "resumo" => "Com o anúncio do fechamento das escolas no Estado do Ceará, a partir do decreto nº 33.510 de 16 de março de 2020 da Pandemia Covid-19, veio a seguinte pergunta norteadora: Como proporcionar uma atividade lúdica que objetive ensinar metodologias ativas? Para responde-la, este artigo objetivou elaborar e aplicar um jogo que ensine sobre metodologias ativas para professores de todos os anos e componentes curriculares do Ensino Fundamental da rede pública do município de Aracati, CE. O jogo foi constituído de 5 fases com propostas de feedback, recompensas, conflito, cooperação, competição, objetivos e regras claras, níveis, diversão, além da interação entre participantes. Antes do jogo, 47% dos professores responderam que não tinham estudado metodologias ativas e, após o jogo, escreveram que ainda precisam aperfeiçoar e entender melhor sobre metodologias ativas, mas que o jogo os havia motivados a estudar mais sobre o assunto para poder aplicar em sala e dialogar mais com os educandos. Com relação à motivação, 71% dos professores disseram estar motivados com a dinâmica e 27% muito motivado. Estes dados mostram que o objetivo de imersão do jogo foi alcançado. Além disso, 92% acham que o jogo promoveu uma competição saudável, pois a maioria estava para se divertir e aprender. Dessa forma, conclui-se que a gamificação é uma boa estratégia de ensino, desde que ela seja utilizada com o objetivo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16187_TB4849_02102023215412.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAÍS COUTINHO PARENTE" "autor_nome_curto" => "TAÍS" "autor_email" => "taiscoutinhop@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98312 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4849 "inscrito_id" => 16187 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ARACATI – CE: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS" "resumo" => "Com o anúncio do fechamento das escolas no Estado do Ceará, a partir do decreto nº 33.510 de 16 de março de 2020 da Pandemia Covid-19, veio a seguinte pergunta norteadora: Como proporcionar uma atividade lúdica que objetive ensinar metodologias ativas? Para responde-la, este artigo objetivou elaborar e aplicar um jogo que ensine sobre metodologias ativas para professores de todos os anos e componentes curriculares do Ensino Fundamental da rede pública do município de Aracati, CE. O jogo foi constituído de 5 fases com propostas de feedback, recompensas, conflito, cooperação, competição, objetivos e regras claras, níveis, diversão, além da interação entre participantes. Antes do jogo, 47% dos professores responderam que não tinham estudado metodologias ativas e, após o jogo, escreveram que ainda precisam aperfeiçoar e entender melhor sobre metodologias ativas, mas que o jogo os havia motivados a estudar mais sobre o assunto para poder aplicar em sala e dialogar mais com os educandos. Com relação à motivação, 71% dos professores disseram estar motivados com a dinâmica e 27% muito motivado. Estes dados mostram que o objetivo de imersão do jogo foi alcançado. Além disso, 92% acham que o jogo promoveu uma competição saudável, pois a maioria estava para se divertir e aprender. Dessa forma, conclui-se que a gamificação é uma boa estratégia de ensino, desde que ela seja utilizada com o objetivo de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID16187_TB4849_02102023215412.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAÍS COUTINHO PARENTE" "autor_nome_curto" => "TAÍS" "autor_email" => "taiscoutinhop@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }