O LIVRO DIDÁTICO E A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99685 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6627 "inscrito_id" => 7089 "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO E A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS" "resumo" => "O livro didático é uma ferramenta muito utilizada nos cotidianos das salas de aula da Educação Básica. No período de 2011 a 2019 desenvolvi juntamente com minhas orientandas de iniciação científica diversas pesquisas com livros didáticos (LD) que resultaram em descobertas que promoveram a integração entre ensino, pesquisa e extensão. No presente artigo irei abordar sobre essas experiências que enriqueceram minha prática, os desafios encontrados na trajetória desenvolvida e as perspectivas que a temática étnico-racial propõe tanto para a formação docente como para revisão dos conteúdos propostos nos LD. A metodologia de pesquisa é bibliográfica e documental, de natureza qualitativa e descritiva. A análise dos dados foi a partir da análise de conteúdo qualitativa que permitiu adentrar tanto nos textos e atividades, como imagens presentes nos LD estudados. Ao longo da pesquisa sobre os LD foram identificadas as seguintes categorias: diversidade cultural, a invisibilidade dos povos indígenas ao longo da história do Brasil, identidade e protagonismo negro, África, tráfico, trabalho escravo, resistência negra, movimento abolicionista, abolição, pós-abolição e cultura afro-brasileira. Pelo que foi relatado nos vários momentos da pesquisa se constatou lacunas significativas no LD. Observou-se que é urgente um trabalho de formação continuada de professoras/es sobre essas temáticas a partir do olhar do povo negro e indígena. Outra constatação foi sobre a formação no Curso de Pedagogia, as alunas que se envolveram na pesquisa e no curso de extensão tiveram uma formação complementar sobre as temáticas desenvolvidas no estudo, mas as demais estudantes não tiveram essa oportunidade, pois ao longo do curso é muito superficial o que é tratado sobre a temática. Outra preocupação é o envolvimento de mais professoras/es do curso com essa temática que é transversal no currículo. Foram muitas aprendizagens e descobertas dinamizando o ensino e provocando o desenvolvimento crítico de estudantes, docentes e pesquisadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7089_TB6627_10122023215736.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARGARETH MARIA DE MELO" "autor_nome_curto" => "Margareth Melo" "autor_email" => "margarethmmelo@servidor.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99685 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6627 "inscrito_id" => 7089 "titulo" => "O LIVRO DIDÁTICO E A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL: PERSPECTIVAS E DESAFIOS" "resumo" => "O livro didático é uma ferramenta muito utilizada nos cotidianos das salas de aula da Educação Básica. No período de 2011 a 2019 desenvolvi juntamente com minhas orientandas de iniciação científica diversas pesquisas com livros didáticos (LD) que resultaram em descobertas que promoveram a integração entre ensino, pesquisa e extensão. No presente artigo irei abordar sobre essas experiências que enriqueceram minha prática, os desafios encontrados na trajetória desenvolvida e as perspectivas que a temática étnico-racial propõe tanto para a formação docente como para revisão dos conteúdos propostos nos LD. A metodologia de pesquisa é bibliográfica e documental, de natureza qualitativa e descritiva. A análise dos dados foi a partir da análise de conteúdo qualitativa que permitiu adentrar tanto nos textos e atividades, como imagens presentes nos LD estudados. Ao longo da pesquisa sobre os LD foram identificadas as seguintes categorias: diversidade cultural, a invisibilidade dos povos indígenas ao longo da história do Brasil, identidade e protagonismo negro, África, tráfico, trabalho escravo, resistência negra, movimento abolicionista, abolição, pós-abolição e cultura afro-brasileira. Pelo que foi relatado nos vários momentos da pesquisa se constatou lacunas significativas no LD. Observou-se que é urgente um trabalho de formação continuada de professoras/es sobre essas temáticas a partir do olhar do povo negro e indígena. Outra constatação foi sobre a formação no Curso de Pedagogia, as alunas que se envolveram na pesquisa e no curso de extensão tiveram uma formação complementar sobre as temáticas desenvolvidas no estudo, mas as demais estudantes não tiveram essa oportunidade, pois ao longo do curso é muito superficial o que é tratado sobre a temática. Outra preocupação é o envolvimento de mais professoras/es do curso com essa temática que é transversal no currículo. Foram muitas aprendizagens e descobertas dinamizando o ensino e provocando o desenvolvimento crítico de estudantes, docentes e pesquisadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7089_TB6627_10122023215736.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARGARETH MARIA DE MELO" "autor_nome_curto" => "Margareth Melo" "autor_email" => "margarethmmelo@servidor.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }