Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO COLABORATIVO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95110
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 620
    "inscrito_id" => 7539
    "titulo" => "O ENSINO COLABORATIVO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O ensino colaborativo entre o professor regular e o professor especializado em educação inclusiva tem se mostrado como uma abordagem efetiva para a inclusão de alunos com autismo na escola regular. Essa estratégia consiste na união de esforços entre os professores, visando a promoção de uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Através do ensino colaborativo, os professores podem compartilhar responsabilidades, conhecimentos e estratégias para atender às necessidades educacionais dos alunos com autismo, favorecendo o desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas e acadêmicas desses alunos. Dessa forma, o ensino colaborativo entre professores regulares e especializados em educação inclusiva é uma alternativa promissora para a promoção da inclusão escolar e garantia do direito à educação de qualidade para todos os alunos. Diante disso, o presente estudo objetivo geral investigar os efeitos do ensino colaborativo na inclusão de alunos autistas em escolas regulares. Quanto aos objetivos específicos, destacam-se: a) Identificar as principais estratégias de ensino colaborativo utilizadas em escolas regulares para promover a inclusão de alunos autistas e b) Avaliar o impacto das práticas de ensino colaborativo na aprendizagem e na participação social dos alunos autistas. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo qualitativo e de revisão bibliográfica. Os resultados desta pesquisa destacam a importância do ensino colaborativo como uma estratégia efetiva para a inclusão de alunos autistas em escolas regulares. As práticas de ensino colaborativo podem fornecer suporte e recursos necessários para os professores lidarem com as complexas necessidades educacionais dos alunos autistas, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências sociais e acadêmicas desses alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7539_TB620_30082023164105.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIJANE DA ROCHA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIJANE"
    "autor_email" => "elijane.bezerra14@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95110
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 620
    "inscrito_id" => 7539
    "titulo" => "O ENSINO COLABORATIVO COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM TEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O ensino colaborativo entre o professor regular e o professor especializado em educação inclusiva tem se mostrado como uma abordagem efetiva para a inclusão de alunos com autismo na escola regular. Essa estratégia consiste na união de esforços entre os professores, visando a promoção de uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Através do ensino colaborativo, os professores podem compartilhar responsabilidades, conhecimentos e estratégias para atender às necessidades educacionais dos alunos com autismo, favorecendo o desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas e acadêmicas desses alunos. Dessa forma, o ensino colaborativo entre professores regulares e especializados em educação inclusiva é uma alternativa promissora para a promoção da inclusão escolar e garantia do direito à educação de qualidade para todos os alunos. Diante disso, o presente estudo objetivo geral investigar os efeitos do ensino colaborativo na inclusão de alunos autistas em escolas regulares. Quanto aos objetivos específicos, destacam-se: a) Identificar as principais estratégias de ensino colaborativo utilizadas em escolas regulares para promover a inclusão de alunos autistas e b) Avaliar o impacto das práticas de ensino colaborativo na aprendizagem e na participação social dos alunos autistas. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo qualitativo e de revisão bibliográfica. Os resultados desta pesquisa destacam a importância do ensino colaborativo como uma estratégia efetiva para a inclusão de alunos autistas em escolas regulares. As práticas de ensino colaborativo podem fornecer suporte e recursos necessários para os professores lidarem com as complexas necessidades educacionais dos alunos autistas, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências sociais e acadêmicas desses alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7539_TB620_30082023164105.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIJANE DA ROCHA BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "ELIJANE"
    "autor_email" => "elijane.bezerra14@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino colaborativo entre o professor regular e o professor especializado em educação inclusiva tem se mostrado como uma abordagem efetiva para a inclusão de alunos com autismo na escola regular. Essa estratégia consiste na união de esforços entre os professores, visando a promoção de uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos os alunos. Através do ensino colaborativo, os professores podem compartilhar responsabilidades, conhecimentos e estratégias para atender às necessidades educacionais dos alunos com autismo, favorecendo o desenvolvimento de habilidades sociais, comunicativas e acadêmicas desses alunos. Dessa forma, o ensino colaborativo entre professores regulares e especializados em educação inclusiva é uma alternativa promissora para a promoção da inclusão escolar e garantia do direito à educação de qualidade para todos os alunos. Diante disso, o presente estudo objetivo geral investigar os efeitos do ensino colaborativo na inclusão de alunos autistas em escolas regulares. Quanto aos objetivos específicos, destacam-se: a) Identificar as principais estratégias de ensino colaborativo utilizadas em escolas regulares para promover a inclusão de alunos autistas e b) Avaliar o impacto das práticas de ensino colaborativo na aprendizagem e na participação social dos alunos autistas. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de um estudo qualitativo e de revisão bibliográfica. Os resultados desta pesquisa destacam a importância do ensino colaborativo como uma estratégia efetiva para a inclusão de alunos autistas em escolas regulares. As práticas de ensino colaborativo podem fornecer suporte e recursos necessários para os professores lidarem com as complexas necessidades educacionais dos alunos autistas, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências sociais e acadêmicas desses alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.