AVALIAÇÃO EDUCACIONAL INCLUSIVA: UMA ANÁLISE SOBRE O SEU DESENVOLVIMENTO EM TURMAS DE 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA NA CIDADE DE BACABAL.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101300 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9050 "inscrito_id" => 8820 "titulo" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL INCLUSIVA: UMA ANÁLISE SOBRE O SEU DESENVOLVIMENTO EM TURMAS DE 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA NA CIDADE DE BACABAL." "resumo" => "O presente artigo, foi desenvolvido a parte do trabalho de conclusão de curso apresentado e defendido perante banca avaliadora na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campos Bacabal -Ma. Em decorrência do surgimento e propagação do vírus causador da doença COVID-19, o mundo foi pego desprevenido com o anúncio da situação pandêmica no início do ano de 2020, por ser uma doença com um grau elevado de transmissão e letalidade. Com o intuito de analisar o cenário vigente e distinguir as práticas avaliativas inclusiva utilizadas por professores de turmas de 1° e 2° ano, do Ensino fundamental, em uma Unidade de Ensino da Cidade de Bacabal -Ma, no modelo emergencial remoto de ensino. Para estudo, utilizou-se pesquisa bibliográfica com fundamentação teórica apoiada com aportes teóricos de autores como, Hoffmann (2011), Luckesi (2013) e Mantoan (2015), considerando suas visões em torno do ato avaliativo e do processo de inclusão escolar. Utilizou-se também, questionários aplicados com professores e mediadores das turmas de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, coordenação e direção da Unidade de Ensino Fundamental Novo Bacabal. Os resultados obtidos ofereceram maior compreensão sobre a temática abordada, acentuando definições abrangentes que envolvem a avaliação inclusiva, focando na avaliação como um potencial aliado para desenvolvimento da inclusão no âmbito escolar durante o período de pandemia da COVID-19. Assim, evidenciando a importância da ampliação de diálogos e reflexões em torno das necessidades de cada aluno, tendo em vista, suas experiências e especificidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8820_TB9050_10122023170020.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYANE LIMA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "Layane Almeida" "autor_email" => "layanealmeida30@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101300 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9050 "inscrito_id" => 8820 "titulo" => "AVALIAÇÃO EDUCACIONAL INCLUSIVA: UMA ANÁLISE SOBRE O SEU DESENVOLVIMENTO EM TURMAS DE 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA NA CIDADE DE BACABAL." "resumo" => "O presente artigo, foi desenvolvido a parte do trabalho de conclusão de curso apresentado e defendido perante banca avaliadora na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), campos Bacabal -Ma. Em decorrência do surgimento e propagação do vírus causador da doença COVID-19, o mundo foi pego desprevenido com o anúncio da situação pandêmica no início do ano de 2020, por ser uma doença com um grau elevado de transmissão e letalidade. Com o intuito de analisar o cenário vigente e distinguir as práticas avaliativas inclusiva utilizadas por professores de turmas de 1° e 2° ano, do Ensino fundamental, em uma Unidade de Ensino da Cidade de Bacabal -Ma, no modelo emergencial remoto de ensino. Para estudo, utilizou-se pesquisa bibliográfica com fundamentação teórica apoiada com aportes teóricos de autores como, Hoffmann (2011), Luckesi (2013) e Mantoan (2015), considerando suas visões em torno do ato avaliativo e do processo de inclusão escolar. Utilizou-se também, questionários aplicados com professores e mediadores das turmas de 1° e 2° ano do Ensino Fundamental, coordenação e direção da Unidade de Ensino Fundamental Novo Bacabal. Os resultados obtidos ofereceram maior compreensão sobre a temática abordada, acentuando definições abrangentes que envolvem a avaliação inclusiva, focando na avaliação como um potencial aliado para desenvolvimento da inclusão no âmbito escolar durante o período de pandemia da COVID-19. Assim, evidenciando a importância da ampliação de diálogos e reflexões em torno das necessidades de cada aluno, tendo em vista, suas experiências e especificidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID8820_TB9050_10122023170020.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYANE LIMA ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "Layane Almeida" "autor_email" => "layanealmeida30@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }