DESAFIOS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA INCLUSÃO DIGITAL NA PRÉ-ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO ROBERTO – MA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101031 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8683 "inscrito_id" => 15183 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA INCLUSÃO DIGITAL NA PRÉ-ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO ROBERTO – MA" "resumo" => "O pressente trabalho tem como objetivo central analisar os desafios e possibilidades pedagógicas da inclusão digital na pré-escola, sendo o lócus de investigação o Centro de Educação Infantil Antônia Pereira Silva, localizado no município de São Roberto – MA. Tendo como recorte temporal o segundo semestre de 2020, o processo metodológico se deu em duas etapas, a saber: (i) estudo bibliográfico e (ii) pesquisa de campo com um estudo de caso. No primeiro momento, com foco nos fundamentos teóricos no campo da inclusão digital, bem como, no que concerne a tecnologia na educação no contexto da Educação Infantil, no segundo momento, compondo da aplicação de questionário junto a professores e equipe gestora para coleta de dados, contando com a participação de 12 professores, 01 diretor e 01 coordenador. Os resultados indicam que o uso das tecnologias na prática docente envolve diversas questões frente aos desafios e possibilidades pedagógicas que tem ficado à margem das discussões da educação quando se trata da pré-escola, os dados apresentados também evidenciam que a inclusão digital ainda é algo distante das práticas docentes na escola pesquisada, tendo em vista os grandes entraves e limitações para sua consolidação, bem como revelam que, o uso de recursos digitais e/ou tecnológicos só acontecerá de forma qualitativa havendo o envolvimento e compromisso do poder executivo das diferentes esferas, federal, estadual e municipal, por conseguinte a parceria da escola como um todo, do professor e do aluno. Resultando este trabalho em mais inquietações acadêmico-científicas e profissionais para estudos e pesquisas futuras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15183_TB8683_16092023235637.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA POLIANA RUFINO DE MATOS" "autor_nome_curto" => "ANTONIA POLIANA" "autor_email" => "polianarufinoestudo@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101031 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8683 "inscrito_id" => 15183 "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DA INCLUSÃO DIGITAL NA PRÉ-ESCOLA NO MUNICÍPIO DE SÃO ROBERTO – MA" "resumo" => "O pressente trabalho tem como objetivo central analisar os desafios e possibilidades pedagógicas da inclusão digital na pré-escola, sendo o lócus de investigação o Centro de Educação Infantil Antônia Pereira Silva, localizado no município de São Roberto – MA. Tendo como recorte temporal o segundo semestre de 2020, o processo metodológico se deu em duas etapas, a saber: (i) estudo bibliográfico e (ii) pesquisa de campo com um estudo de caso. No primeiro momento, com foco nos fundamentos teóricos no campo da inclusão digital, bem como, no que concerne a tecnologia na educação no contexto da Educação Infantil, no segundo momento, compondo da aplicação de questionário junto a professores e equipe gestora para coleta de dados, contando com a participação de 12 professores, 01 diretor e 01 coordenador. Os resultados indicam que o uso das tecnologias na prática docente envolve diversas questões frente aos desafios e possibilidades pedagógicas que tem ficado à margem das discussões da educação quando se trata da pré-escola, os dados apresentados também evidenciam que a inclusão digital ainda é algo distante das práticas docentes na escola pesquisada, tendo em vista os grandes entraves e limitações para sua consolidação, bem como revelam que, o uso de recursos digitais e/ou tecnológicos só acontecerá de forma qualitativa havendo o envolvimento e compromisso do poder executivo das diferentes esferas, federal, estadual e municipal, por conseguinte a parceria da escola como um todo, do professor e do aluno. Resultando este trabalho em mais inquietações acadêmico-científicas e profissionais para estudos e pesquisas futuras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15183_TB8683_16092023235637.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA POLIANA RUFINO DE MATOS" "autor_nome_curto" => "ANTONIA POLIANA" "autor_email" => "polianarufinoestudo@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }