ÁGUA E SOLO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE QUÍMICA SOBRE OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA PLANTAÇÃO DE SOJA E MILHO NO CORREDOR ECOLÓGICO NO SUL DO PIAUÍ
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95338 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 912 "inscrito_id" => 11563 "titulo" => "ÁGUA E SOLO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE QUÍMICA SOBRE OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA PLANTAÇÃO DE SOJA E MILHO NO CORREDOR ECOLÓGICO NO SUL DO PIAUÍ" "resumo" => "A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, caracterizado pela vegetação resistente à falta de água, concentrando-se principalmente no nordeste brasileiro. O fluxo de água é influenciado pelo clima semiárido, com chuvas concentradas em poucos meses. Dentre os Parques Nacionais encontrados neste bioma, dois localizam-se no Piauí: o Parque Nacional da Serra da Capivara e o Parque Nacional da Serra das Confusões. O primeiro destaca-se como um importante sítio arqueológico com pinturas rupestres, o que caracteriza a pré-história brasileira. Contudo, no final de 2022 foi publicada uma carta aberta à sociedade da região das Serras que compõem o “Berço do Homem Americano”, informando sobre um empreendimento do agronegócio na região do corredor ecológico localizado entre as Serras. Tal carta visava mobilizar a sociedade civil para se posicionar em um abaixo-assinado contra a iniciativa. Assim, verifica-se a potencialidade de trabalhar a temática do cultivo de soja e milho na região das Serras com os estudantes, como forma de abordar os impactos no solo e na água causados pelo uso de agrotóxicos, utilizando a contextualização da região com conceitos químicos. Como forma de superar o ensino propedêutico, este trabalho visou elaborar uma sequência didática (SD) para inserir uma problemática ambiental ocorrida na região. Alguns dos conceitos químicos abordados na SD são: propriedades das substâncias, água e solubilidade dos materiais, bem como propriedades coligativas. Acredita-se que é de grande importância levar para sala de aula temas que abordem as consequências ambientais, para que o aluno reflita sobre seu papel frente ao meio ambiente e possa tornar-se um cidadão crítico e consciente de suas ações. Por fim, a avaliação com os estudantes é realizada de forma contínua, buscando uma reflexão crítica sobre o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, garantindo um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11563_TB912_04102023235422.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELA DE SOUSA LIMA" "autor_nome_curto" => "MIKAELA" "autor_email" => "mickaela.sousa5@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95338 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 912 "inscrito_id" => 11563 "titulo" => "ÁGUA E SOLO: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE QUÍMICA SOBRE OS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA PLANTAÇÃO DE SOJA E MILHO NO CORREDOR ECOLÓGICO NO SUL DO PIAUÍ" "resumo" => "A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, caracterizado pela vegetação resistente à falta de água, concentrando-se principalmente no nordeste brasileiro. O fluxo de água é influenciado pelo clima semiárido, com chuvas concentradas em poucos meses. Dentre os Parques Nacionais encontrados neste bioma, dois localizam-se no Piauí: o Parque Nacional da Serra da Capivara e o Parque Nacional da Serra das Confusões. O primeiro destaca-se como um importante sítio arqueológico com pinturas rupestres, o que caracteriza a pré-história brasileira. Contudo, no final de 2022 foi publicada uma carta aberta à sociedade da região das Serras que compõem o “Berço do Homem Americano”, informando sobre um empreendimento do agronegócio na região do corredor ecológico localizado entre as Serras. Tal carta visava mobilizar a sociedade civil para se posicionar em um abaixo-assinado contra a iniciativa. Assim, verifica-se a potencialidade de trabalhar a temática do cultivo de soja e milho na região das Serras com os estudantes, como forma de abordar os impactos no solo e na água causados pelo uso de agrotóxicos, utilizando a contextualização da região com conceitos químicos. Como forma de superar o ensino propedêutico, este trabalho visou elaborar uma sequência didática (SD) para inserir uma problemática ambiental ocorrida na região. Alguns dos conceitos químicos abordados na SD são: propriedades das substâncias, água e solubilidade dos materiais, bem como propriedades coligativas. Acredita-se que é de grande importância levar para sala de aula temas que abordem as consequências ambientais, para que o aluno reflita sobre seu papel frente ao meio ambiente e possa tornar-se um cidadão crítico e consciente de suas ações. Por fim, a avaliação com os estudantes é realizada de forma contínua, buscando uma reflexão crítica sobre o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, garantindo um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11563_TB912_04102023235422.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIKAELA DE SOUSA LIMA" "autor_nome_curto" => "MIKAELA" "autor_email" => "mickaela.sousa5@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }