RESPEITO E EMPATIA: NEVER ALONE E A VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100355 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7536 "inscrito_id" => 22344 "titulo" => "RESPEITO E EMPATIA: NEVER ALONE E A VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA" "resumo" => "O avanço da tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais relevante na sociedade. Desde a revolução digital, presenciamos um rápido progresso em diversas áreas, como comunicação, medicina, indústria e entretenimento. Um aspecto interessante desse avanço é a utilização dos jogos como forma de ensino nas escolas. Os jogos educativos têm se mostrado uma ferramenta eficaz no processo de aprendizagem, ao combinar elementos de diversão e interatividade, esses jogos engajam os alunos, tornando o aprendizado mais prazeroso e eficiente. Além disso, eles oferecem uma abordagem mais imersiva, permitindo que os estudantes experimentem situações do mundo real de forma segura e controlada. O presente trabalho trata-se de como o jogo "Never Alone" desenvolve no aluno capacidade de aprendizagem significativa relacionando ao tema Educação Indígena. Através da experiência interativa oferecida por Never Alone: Console Edition, os jogadores têm a oportunidade de aprender sobre a cultura indígena de uma maneira envolvente e imersiva. O mesmo pode ajudar a educar as pessoas sobre a diversidade cultural, a promover a empatia e a valorização das tradições indígenas, além de incentivar o respeito e a preservação da cultura e dos direitos das comunidades indígenas. Também foi feita uma pesquisa de campo com os alunos do 1º período em Licenciatura em Computação do Campus IFPE-Afogados, com intuito de levantamento de dados sobre os jogos digitais, onde obtivemos um resultado muito relevante com a pesquisa de campo, com esse resultado percebe-se que os alunos tem a tendencia de desenvolver suas habilidades cognitivas por meios com mais facilidade por meio dessa interatividade. Além disso, ouve uma apresentação no congresso, no Instituto Federal de Pernambuco - Campus Afogados da Ingazeira, para mostra das ideias iniciais da pesquisa. Como referencial teórico foi utilizado Vieira, Tairine, Dolores, Claúdia, Helena e Cláudia (2009), James Paul (2003)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID22344_TB7536_10112023175920.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERYVAN LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Eryvan lima da" "autor_email" => "els10@discente.ifpe.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100355 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7536 "inscrito_id" => 22344 "titulo" => "RESPEITO E EMPATIA: NEVER ALONE E A VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA" "resumo" => "O avanço da tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais relevante na sociedade. Desde a revolução digital, presenciamos um rápido progresso em diversas áreas, como comunicação, medicina, indústria e entretenimento. Um aspecto interessante desse avanço é a utilização dos jogos como forma de ensino nas escolas. Os jogos educativos têm se mostrado uma ferramenta eficaz no processo de aprendizagem, ao combinar elementos de diversão e interatividade, esses jogos engajam os alunos, tornando o aprendizado mais prazeroso e eficiente. Além disso, eles oferecem uma abordagem mais imersiva, permitindo que os estudantes experimentem situações do mundo real de forma segura e controlada. O presente trabalho trata-se de como o jogo "Never Alone" desenvolve no aluno capacidade de aprendizagem significativa relacionando ao tema Educação Indígena. Através da experiência interativa oferecida por Never Alone: Console Edition, os jogadores têm a oportunidade de aprender sobre a cultura indígena de uma maneira envolvente e imersiva. O mesmo pode ajudar a educar as pessoas sobre a diversidade cultural, a promover a empatia e a valorização das tradições indígenas, além de incentivar o respeito e a preservação da cultura e dos direitos das comunidades indígenas. Também foi feita uma pesquisa de campo com os alunos do 1º período em Licenciatura em Computação do Campus IFPE-Afogados, com intuito de levantamento de dados sobre os jogos digitais, onde obtivemos um resultado muito relevante com a pesquisa de campo, com esse resultado percebe-se que os alunos tem a tendencia de desenvolver suas habilidades cognitivas por meios com mais facilidade por meio dessa interatividade. Além disso, ouve uma apresentação no congresso, no Instituto Federal de Pernambuco - Campus Afogados da Ingazeira, para mostra das ideias iniciais da pesquisa. Como referencial teórico foi utilizado Vieira, Tairine, Dolores, Claúdia, Helena e Cláudia (2009), James Paul (2003)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID22344_TB7536_10112023175920.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERYVAN LIMA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Eryvan lima da" "autor_email" => "els10@discente.ifpe.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }