EDUCAÇÃO E PROSTITUIÇÃO: CAMINHOS OPOSTOS?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101339 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9103 "inscrito_id" => 25774 "titulo" => "EDUCAÇÃO E PROSTITUIÇÃO: CAMINHOS OPOSTOS?" "resumo" => "É inquestionável o número significativo de pessoas que abraçam o exercício da prostituição como fonte de renda. Dentre elas, destaca-se um público jovem de homens e mulheres na faixa etária entre 20 e 40 anos idade, o que se pode comprovar através de consultas a sites e aplicativos de relacionamento. No tocante à prostituição masculina, vários são os estudos que procuram compreender as vivências do michê que decide praticar o sexo remunerado, a fim de sobreviver e/ou complementar sua renda. Por prostituição entendemos o exercício consciente da negociação/troca do corpo por dinheiro ou por outra compensação financeira e/ou material, com a possibilidade de infinitos/as parceiros/as e de várias experiências sexuais. Atualmente, o mercado do sexo oferece aos seus clientes uma maior liberdade de práticas homoeróticas masculinas e a oportunidade de experiências e trocas sexuais entre homens. Nesse cenário, a prostituição está relacionada ao trabalho, à economia e às relações de gênero, envolvendo uma relação triangular entre alguém que vende os serviços sexuais (o/a prostituto/a), alguém que compra tais serviços (o/a cliente) e o objeto negociável (o sexo). Nessa direção, o presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais do sexo que os impedem de ingressar e/ou permanecer no ensino superior, tomando como base os pressupostos teóricos de Foucault (1987), Perlongher (1987), Rostagnol (2000), Vicentini (2008), entre outros. Para tal, aplicamos uma entrevista semiestruturada a dois michês brasileiros residentes na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. As respostas dadas pelos rapazes entrevistados sinalizam para o fato de que o desemprego e a necessidade de viajar para outros estados brasileiros em busca de novos clientes são os principais fatores que impossibilitam o acesso e a permanência desses garotos à/na educação superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID25774_TB9103_21082023232657.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTÁVIO MONTEIRO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Otávio Monteiro" "autor_email" => "otavio.pereira@ifal.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101339 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9103 "inscrito_id" => 25774 "titulo" => "EDUCAÇÃO E PROSTITUIÇÃO: CAMINHOS OPOSTOS?" "resumo" => "É inquestionável o número significativo de pessoas que abraçam o exercício da prostituição como fonte de renda. Dentre elas, destaca-se um público jovem de homens e mulheres na faixa etária entre 20 e 40 anos idade, o que se pode comprovar através de consultas a sites e aplicativos de relacionamento. No tocante à prostituição masculina, vários são os estudos que procuram compreender as vivências do michê que decide praticar o sexo remunerado, a fim de sobreviver e/ou complementar sua renda. Por prostituição entendemos o exercício consciente da negociação/troca do corpo por dinheiro ou por outra compensação financeira e/ou material, com a possibilidade de infinitos/as parceiros/as e de várias experiências sexuais. Atualmente, o mercado do sexo oferece aos seus clientes uma maior liberdade de práticas homoeróticas masculinas e a oportunidade de experiências e trocas sexuais entre homens. Nesse cenário, a prostituição está relacionada ao trabalho, à economia e às relações de gênero, envolvendo uma relação triangular entre alguém que vende os serviços sexuais (o/a prostituto/a), alguém que compra tais serviços (o/a cliente) e o objeto negociável (o sexo). Nessa direção, o presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as dificuldades enfrentadas pelos profissionais do sexo que os impedem de ingressar e/ou permanecer no ensino superior, tomando como base os pressupostos teóricos de Foucault (1987), Perlongher (1987), Rostagnol (2000), Vicentini (2008), entre outros. Para tal, aplicamos uma entrevista semiestruturada a dois michês brasileiros residentes na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. As respostas dadas pelos rapazes entrevistados sinalizam para o fato de que o desemprego e a necessidade de viajar para outros estados brasileiros em busca de novos clientes são os principais fatores que impossibilitam o acesso e a permanência desses garotos à/na educação superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID25774_TB9103_21082023232657.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTÁVIO MONTEIRO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Otávio Monteiro" "autor_email" => "otavio.pereira@ifal.edu.b" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }