PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELEMENTOS QUÍMICOS, SUBSTÂNCIAS E MISTURAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96560 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2532 "inscrito_id" => 5836 "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELEMENTOS QUÍMICOS, SUBSTÂNCIAS E MISTURAS" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) tem como finalidade possibilitar que os licenciandos vivenciem a rotina das escolas públicas de Educação Básica, permitindo a criação e participação em experiências interdisciplinares, metodológicas e tecnológicas e buscando solucionar problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, objetivamos com este trabalho relatar as experiências vividas durante o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) sobre o conteúdo Elementos químicos, Substâncias e Misturas. A pesquisa foi desenvolvida na escola campo do PRP subprojeto Química CCA/UFPB, que fica localizada na cidade de Areia (PB). Os participantes foram 65 estudantes de três turmas da 1ª série do ensino médio. A SD foi composta por 4 momentos: levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, realizado por meio da dinâmica ‘tempestade de ideias’; aula expositiva e contextualizada; aula experimental com materiais alternativos (água, álcool, óleo e corantes) e atividade de avaliação da aprendizagem, realizada na plataforma kahoot. Durante o desenvolvimento da SD percebemos um envolvimento dos estudantes no levantamento dos conhecimentos prévios, uma vez que esses citaram exemplos de misturas comuns no cotidiano, como café com leite, chá e suco. Durante a aula expositiva, assim como na atividade experimental, os estudantes participaram classificando as misturas citadas no primeiro momento e separando-as a partir de diferentes processos. Já a atividade avaliativa, realizada na plataforma kahoot, demonstrou que os estudantes compreenderam os conceitos trabalhados, visto que 80% acertaram as questões. Além disso, essa plataforma foi aprovada pelos estudantes, como podemos observar nas falas: “nenhum professor tinha trazido um exercício parecido”; “atividade bastante dinâmica”; “atividade legal que requer concentração e todo aprendizado da aula ministrada”. Considerando os resultados obtidos, podemos afirmar que essa SD auxiliou a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica e que esta experiência, assim como outras já vivenciadas no PRP, teve um papel relevante para a formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5836_TB2532_10122023203046.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLO MARCELINO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PABLO MARCELINO" "autor_email" => "pablo.marcelino@academico" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96560 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2532 "inscrito_id" => 5836 "titulo" => "PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE ELEMENTOS QUÍMICOS, SUBSTÂNCIAS E MISTURAS" "resumo" => "O Programa de Residência Pedagógica (PRP) tem como finalidade possibilitar que os licenciandos vivenciem a rotina das escolas públicas de Educação Básica, permitindo a criação e participação em experiências interdisciplinares, metodológicas e tecnológicas e buscando solucionar problemas identificados no processo de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, objetivamos com este trabalho relatar as experiências vividas durante o desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) sobre o conteúdo Elementos químicos, Substâncias e Misturas. A pesquisa foi desenvolvida na escola campo do PRP subprojeto Química CCA/UFPB, que fica localizada na cidade de Areia (PB). Os participantes foram 65 estudantes de três turmas da 1ª série do ensino médio. A SD foi composta por 4 momentos: levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, realizado por meio da dinâmica ‘tempestade de ideias’; aula expositiva e contextualizada; aula experimental com materiais alternativos (água, álcool, óleo e corantes) e atividade de avaliação da aprendizagem, realizada na plataforma kahoot. Durante o desenvolvimento da SD percebemos um envolvimento dos estudantes no levantamento dos conhecimentos prévios, uma vez que esses citaram exemplos de misturas comuns no cotidiano, como café com leite, chá e suco. Durante a aula expositiva, assim como na atividade experimental, os estudantes participaram classificando as misturas citadas no primeiro momento e separando-as a partir de diferentes processos. Já a atividade avaliativa, realizada na plataforma kahoot, demonstrou que os estudantes compreenderam os conceitos trabalhados, visto que 80% acertaram as questões. Além disso, essa plataforma foi aprovada pelos estudantes, como podemos observar nas falas: “nenhum professor tinha trazido um exercício parecido”; “atividade bastante dinâmica”; “atividade legal que requer concentração e todo aprendizado da aula ministrada”. Considerando os resultados obtidos, podemos afirmar que essa SD auxiliou a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica e que esta experiência, assim como outras já vivenciadas no PRP, teve um papel relevante para a formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID5836_TB2532_10122023203046.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLO MARCELINO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PABLO MARCELINO" "autor_email" => "pablo.marcelino@academico" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }