A ROTINA ESCOLAR DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF GOIANO E OS FATORES DE RISCO PARA O ESTRESSE: UM ESTUDO DE CASO NO CAMPUS IPORÁ
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96054 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1844 "inscrito_id" => 11934 "titulo" => "A ROTINA ESCOLAR DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF GOIANO E OS FATORES DE RISCO PARA O ESTRESSE: UM ESTUDO DE CASO NO CAMPUS IPORÁ" "resumo" => "A rotina escolar dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) é o reflexo da extensa carga horária, necessária para a formação profissional e pode trazer riscos de estresse aos estudantes, além de representar um dos principais desafios para o êxito escolar, conforme foi apontado em Pesquisa Institucional realizada no ano de 2018 pela Comissão de Permanência e Êxito do Instituto Federal Goiano, campus Iporá. Desse modo, o objetivo geral dessa pesquisa foi analisar os aspectos da rotina escolar que configuram fatores de risco para o estresse entre os estudantes adolescentes do EMI do campus Iporá. Para este estudo qualitativo, foram desenvolvidas duas etapas: revisão da literatura e estudo de caso. A etapa da revisão da literatura consistiu na busca em bases de dados eletrônicas, para encontrar estudos sobre rotina escolar, estresse e adolescência. No estudo de caso, estudou-se documentos institucionais que regulam a grade curricular e a rotina escolar, como os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), os Relatórios de Pesquisa de Permanência e Êxito e entrevista semiestruturada com os docentes que atuam no EMI, discentes de até 18 anos e pedagogos que atuam no local da pesquisa. Para análise dos dados, foi utilizada a análise categorial proposta por Bardin (2016), que permitiu concluir que a rotina escolar do EMI do campus Iporá é parte da estrutura de funcionamento social e reproduz suas características. O excesso de atividades, as cobranças exageradas por desempenho, o pouco tempo para lazer e esporte e a discriminação dos estudantes com déficit de aprendizagem são fatores de risco presentes e preocupantes. As ações que visam amenizar os impactos desses fatores existem, mas poderiam ser mais articuladas para ser mais eficientes na prevenção do estresse escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11934_TB1844_17112023201943.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA SANTOS DA ROSA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA SANTOS" "autor_email" => "luciana.rosa@ifgoiano.edu" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96054 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1844 "inscrito_id" => 11934 "titulo" => "A ROTINA ESCOLAR DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IF GOIANO E OS FATORES DE RISCO PARA O ESTRESSE: UM ESTUDO DE CASO NO CAMPUS IPORÁ" "resumo" => "A rotina escolar dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI) é o reflexo da extensa carga horária, necessária para a formação profissional e pode trazer riscos de estresse aos estudantes, além de representar um dos principais desafios para o êxito escolar, conforme foi apontado em Pesquisa Institucional realizada no ano de 2018 pela Comissão de Permanência e Êxito do Instituto Federal Goiano, campus Iporá. Desse modo, o objetivo geral dessa pesquisa foi analisar os aspectos da rotina escolar que configuram fatores de risco para o estresse entre os estudantes adolescentes do EMI do campus Iporá. Para este estudo qualitativo, foram desenvolvidas duas etapas: revisão da literatura e estudo de caso. A etapa da revisão da literatura consistiu na busca em bases de dados eletrônicas, para encontrar estudos sobre rotina escolar, estresse e adolescência. No estudo de caso, estudou-se documentos institucionais que regulam a grade curricular e a rotina escolar, como os Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC), os Relatórios de Pesquisa de Permanência e Êxito e entrevista semiestruturada com os docentes que atuam no EMI, discentes de até 18 anos e pedagogos que atuam no local da pesquisa. Para análise dos dados, foi utilizada a análise categorial proposta por Bardin (2016), que permitiu concluir que a rotina escolar do EMI do campus Iporá é parte da estrutura de funcionamento social e reproduz suas características. O excesso de atividades, as cobranças exageradas por desempenho, o pouco tempo para lazer e esporte e a discriminação dos estudantes com déficit de aprendizagem são fatores de risco presentes e preocupantes. As ações que visam amenizar os impactos desses fatores existem, mas poderiam ser mais articuladas para ser mais eficientes na prevenção do estresse escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11934_TB1844_17112023201943.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA SANTOS DA ROSA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA SANTOS" "autor_email" => "luciana.rosa@ifgoiano.edu" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF GOIANO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }