ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AS CONTRIBUIÇÕES DO APLICATIVO EDUEDU NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100383 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7575 "inscrito_id" => 281 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AS CONTRIBUIÇÕES DO APLICATIVO EDUEDU NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Vivemos em uma era de tecnologia em constante mudança, dispositivos eletrônicos como computadores, tablets e celulares estão cada vez mais modernos. Dessa forma, as tecnologias digitais possuem uma riqueza de ferramentas que podem contribuírem com as atividades de ensino, e podem ser usados de diversas formas para tornar a sala de aula mais envolvente e menos monótona, fazendo com que os alunos se interessem mais porque é atrativo e que faz parte do seu dia a dia. Diante da realidade atual de que a tecnologia é parte integrante da educação, surge a necessidade de superar barreiras e buscar subsídios para uma educação mais efetiva. Dessa forma, o estudo discute a importância do aplicativo EduEdu, no ciclo de alfabetização nas séries iniciais, trazendo uma metodologia inovadora, lúdica, didática e atrativa. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica, pautada nos pressupostos de uma pesquisa exploratória e qualitativa, quantitativa e seu instrumento de coleta de dados foi um questionário para professores do ensino fundamental. A pesquisa foi embasada pelos os autores Almeida (2005), Freire (1996), Soares (2004), Silva (2009), entre outros. Por fim, foi possível concluir, que o uso do aplicativo EduEdu, no processo de ensino e aprendizagem pode se tornar participativo, dinâmico, cativante e envolvente fazendo com que os alunos se encontrem nesta fase comunicativa e ativa da construção de saberes junto com os professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID281_TB7575_10122023135658.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSA MIKAELLY SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAISSA MIKAELLY" "autor_email" => "raissamikaelly013@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE DOM ALBERTO (FDA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100383 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7575 "inscrito_id" => 281 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: AS CONTRIBUIÇÕES DO APLICATIVO EDUEDU NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Vivemos em uma era de tecnologia em constante mudança, dispositivos eletrônicos como computadores, tablets e celulares estão cada vez mais modernos. Dessa forma, as tecnologias digitais possuem uma riqueza de ferramentas que podem contribuírem com as atividades de ensino, e podem ser usados de diversas formas para tornar a sala de aula mais envolvente e menos monótona, fazendo com que os alunos se interessem mais porque é atrativo e que faz parte do seu dia a dia. Diante da realidade atual de que a tecnologia é parte integrante da educação, surge a necessidade de superar barreiras e buscar subsídios para uma educação mais efetiva. Dessa forma, o estudo discute a importância do aplicativo EduEdu, no ciclo de alfabetização nas séries iniciais, trazendo uma metodologia inovadora, lúdica, didática e atrativa. Nesse contexto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica, pautada nos pressupostos de uma pesquisa exploratória e qualitativa, quantitativa e seu instrumento de coleta de dados foi um questionário para professores do ensino fundamental. A pesquisa foi embasada pelos os autores Almeida (2005), Freire (1996), Soares (2004), Silva (2009), entre outros. Por fim, foi possível concluir, que o uso do aplicativo EduEdu, no processo de ensino e aprendizagem pode se tornar participativo, dinâmico, cativante e envolvente fazendo com que os alunos se encontrem nesta fase comunicativa e ativa da construção de saberes junto com os professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID281_TB7575_10122023135658.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSA MIKAELLY SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAISSA MIKAELLY" "autor_email" => "raissamikaelly013@gmail.c" "autor_ies" => "FACULDADE DOM ALBERTO (FDA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }