AS BELEZAS QUE NÃO SE VÊ: UMA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL DO BAIRRO SAMAMBAIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98133 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4624 "inscrito_id" => 19614 "titulo" => "AS BELEZAS QUE NÃO SE VÊ: UMA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL DO BAIRRO SAMAMBAIA" "resumo" => "Com a excessiva utilização das mídias sociais e jogos on-line, crianças e adolescentes se veem imersos em um mundo virtual repleto de atrativos visuais e interativos. Residindo e estudando em uma cidade que possui recursos naturais em abundância, na maioria das vezes não enxergam que possuem uma gama de possibilidades naturais para explorar enquanto diversão, aprendizado e conservação. Por meio de imersão neste ambiente ainda preservado, os alunos de quatro turmas do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, em Petrópolis – RJ, foram estimulados a refletirem sobre essas questões, produzindo um documentário de 10 min. a respeito de suas descobertas. A partir da leitura do autor Manoel de Barros, puderam transver poeticamente o mundo, e perceberam que amar a natureza é parte da própria existência. Esse olhar carinhoso com o planeta, visando gerar consciência cidadã e ecológica, propulsiona responsabilidade individual e coletiva sobre o uso sustentável dos recursos naturais, bem como ressalta a necessidade de os valorizar. A partir de reflexões subjetivas e românticas, os alunos foram introduzidos no contexto da Educação Ambiental, em um percurso de hipóteses que os fizeram descobrir que precisam se perceber como protagonistas desse mundo composto de paisagens humanizadas e naturais, e que o equilíbrio entre elas é essencial para o bem estar e para uma vida saudável. Por meio de estudos de documentos produzidos por Conferências e Legislação vigente, permeados por autores que ressaltam o olhar afetuoso sobre o planeta, este artigo procurou mostrar que a experiência com os alunos comprova que a sensibilização é o primeiro passo para uma transformação de postura socioambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19614_TB4624_11092023200049.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA ECHTERNACHT FERNANDES" "autor_nome_curto" => "Ana Paula" "autor_email" => "anapaula.echternacht@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98133 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4624 "inscrito_id" => 19614 "titulo" => "AS BELEZAS QUE NÃO SE VÊ: UMA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL DO BAIRRO SAMAMBAIA" "resumo" => "Com a excessiva utilização das mídias sociais e jogos on-line, crianças e adolescentes se veem imersos em um mundo virtual repleto de atrativos visuais e interativos. Residindo e estudando em uma cidade que possui recursos naturais em abundância, na maioria das vezes não enxergam que possuem uma gama de possibilidades naturais para explorar enquanto diversão, aprendizado e conservação. Por meio de imersão neste ambiente ainda preservado, os alunos de quatro turmas do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, em Petrópolis – RJ, foram estimulados a refletirem sobre essas questões, produzindo um documentário de 10 min. a respeito de suas descobertas. A partir da leitura do autor Manoel de Barros, puderam transver poeticamente o mundo, e perceberam que amar a natureza é parte da própria existência. Esse olhar carinhoso com o planeta, visando gerar consciência cidadã e ecológica, propulsiona responsabilidade individual e coletiva sobre o uso sustentável dos recursos naturais, bem como ressalta a necessidade de os valorizar. A partir de reflexões subjetivas e românticas, os alunos foram introduzidos no contexto da Educação Ambiental, em um percurso de hipóteses que os fizeram descobrir que precisam se perceber como protagonistas desse mundo composto de paisagens humanizadas e naturais, e que o equilíbrio entre elas é essencial para o bem estar e para uma vida saudável. Por meio de estudos de documentos produzidos por Conferências e Legislação vigente, permeados por autores que ressaltam o olhar afetuoso sobre o planeta, este artigo procurou mostrar que a experiência com os alunos comprova que a sensibilização é o primeiro passo para uma transformação de postura socioambiental." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19614_TB4624_11092023200049.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA ECHTERNACHT FERNANDES" "autor_nome_curto" => "Ana Paula" "autor_email" => "anapaula.echternacht@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ (UNESA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }