A FORMAÇÃO HUMANA COMO EXPERIÊNCIA DE ALTERIDADE: UMA LEITURA EXISTENCIALISTA DA OBRA “A APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES”, DE CLARICE LISPECTOR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96436 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2348 "inscrito_id" => 13987 "titulo" => "A FORMAÇÃO HUMANA COMO EXPERIÊNCIA DE ALTERIDADE: UMA LEITURA EXISTENCIALISTA DA OBRA “A APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES”, DE CLARICE LISPECTOR" "resumo" => "Este estudo assume a literatura de Clarice Lispector como horizonte filosófico de reflexão da existência humana, fundamentando seu exercício analítico-epistêmico em conceitos importantes da fenomenologia-existencialista, como “angústia”, “ser-aí”, “má-fé” e, especialmente, “liberdade”. No que concerne a esse referencial teórico, delimita seu corpus no arcabouço filosófico de Jean-Paul Sartre, Albert Camus e Martin Heidegger. Sob a luz dessas referências, este estudo objetiva entender a(s) maneira(s) pela(s) qual(is) Clarice Lispector nos provoca a pensar a formação humana como uma experiência de alteridade. Para tanto, optou-se pela investigação do romance “A aprendizagem ou o livro dos prazeres”, obra eloquente à discussão dos imperativos existenciais que instam o indivíduo humano a formar sua subjetividade face ao desconhecido que é o outro, sem que no livre movimento da intersubjetividade ela se destitua de sentido. Como resultado da leitura e análise filosófico-pedagógica da referida obra, o estudo conclui que, ao promover uma verdadeira odisseia formativa à sua amada (Lori), Ulisses – que junto a ela estabelece um vínculo instável de expectativas passionais – faz intervenções “pedagógico-filosóficas” que fazem Lóri ir adentrando nas profundezas de si mesma, num processo de autoconhecimento que a desconstrói, gerando um ser mais experiente sobre os limites e possibilidades do amor a si e ao outro, enquanto ela, na direção inversa, faz com que Ulisses se transforme enquanto homem. Como categoria teórico-metodológica que confere profundidade pedagógica à análise existencialista da referida obra literária está o conceito de “experiência”, cuja significação específica parte da interpretação do pedagogo Jorge Larrosa Bondía do conceito de erfahrung, oriundo da filosofia de Walter Benjamim." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13987_TB2348_04052023231108.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLINDO GONÇALVES AMANCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLINDO" "autor_email" => "carlindo.goncalves@academ" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96436 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2348 "inscrito_id" => 13987 "titulo" => "A FORMAÇÃO HUMANA COMO EXPERIÊNCIA DE ALTERIDADE: UMA LEITURA EXISTENCIALISTA DA OBRA “A APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES”, DE CLARICE LISPECTOR" "resumo" => "Este estudo assume a literatura de Clarice Lispector como horizonte filosófico de reflexão da existência humana, fundamentando seu exercício analítico-epistêmico em conceitos importantes da fenomenologia-existencialista, como “angústia”, “ser-aí”, “má-fé” e, especialmente, “liberdade”. No que concerne a esse referencial teórico, delimita seu corpus no arcabouço filosófico de Jean-Paul Sartre, Albert Camus e Martin Heidegger. Sob a luz dessas referências, este estudo objetiva entender a(s) maneira(s) pela(s) qual(is) Clarice Lispector nos provoca a pensar a formação humana como uma experiência de alteridade. Para tanto, optou-se pela investigação do romance “A aprendizagem ou o livro dos prazeres”, obra eloquente à discussão dos imperativos existenciais que instam o indivíduo humano a formar sua subjetividade face ao desconhecido que é o outro, sem que no livre movimento da intersubjetividade ela se destitua de sentido. Como resultado da leitura e análise filosófico-pedagógica da referida obra, o estudo conclui que, ao promover uma verdadeira odisseia formativa à sua amada (Lori), Ulisses – que junto a ela estabelece um vínculo instável de expectativas passionais – faz intervenções “pedagógico-filosóficas” que fazem Lóri ir adentrando nas profundezas de si mesma, num processo de autoconhecimento que a desconstrói, gerando um ser mais experiente sobre os limites e possibilidades do amor a si e ao outro, enquanto ela, na direção inversa, faz com que Ulisses se transforme enquanto homem. Como categoria teórico-metodológica que confere profundidade pedagógica à análise existencialista da referida obra literária está o conceito de “experiência”, cuja significação específica parte da interpretação do pedagogo Jorge Larrosa Bondía do conceito de erfahrung, oriundo da filosofia de Walter Benjamim." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13987_TB2348_04052023231108.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLINDO GONÇALVES AMANCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CARLINDO" "autor_email" => "carlindo.goncalves@academ" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }