FEIRA LIVRE COMO TEMA GERADOR DE CONHECIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100819 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8319 "inscrito_id" => 24042 "titulo" => "FEIRA LIVRE COMO TEMA GERADOR DE CONHECIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A feira livre, como espaço de vivência, interação e diversidade cultural, revela-se como um tema gerador de conhecimento no ensino de Ciências. Nesse ambiente multifacetado, onde aromas, sabores e cores se fundem em harmonia, é possível explorar conteúdos científicos variados, estimulando nos estudantes a curiosidade e a compreensão sobre diversos fenômenos naturais. Através da atenta observação dos alimentos expostos, do comércio de produtos e da interação com os feirantes, os estudantes podem ainda explorar conceitos de Biologia, Química e Física, por isso, a partir desse entendimento o presente trabalho tem como objetivo usar a feira livre como tema gerador de conhecimento no ensino de Ciências fazendo uso da aula de campo, preconizada por Célestin Freinet. A temática fomenta abordagem interdisciplinar e aproxima os alunos do fascinante mundo científico presente no cotidiano, de modo que o texto traz o relato da experiência de uma “aula de campo” à conhecida feira livre da cidade de Jaicós, macrorregião de Picos, no Piauí. Essa modalidade de escrita consiste em descrever e analisar dada experiência específica vivida pelos estudantes e professores, nesse caso, os participantes da aula de campo à feira livre em Jaicós. Através dessa estratégia, buscou-se ampliar o conhecimento acerca da pedagógica de Freinet e suas técnicas, especialmente a prática da “aula de campo”, tendo em vista que possibilita aos participantes proposição de ideias em diferentes espaços de aprendizagem, contribuindo para que os sujeitos tenham olhar diferente sobre a forma de adquirir conhecimento, bem como o entendimento de que nem sempre o que se imagina sobre dado assunto é real ou é possível de ser executado, e que por vezes se faz necessário o deslocamento in lócus para constatar na prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID24042_TB8319_15112023195820.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIANA BESERRA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "CLAUDIANA" "autor_email" => "claudianabezerrademoura@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100819 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8319 "inscrito_id" => 24042 "titulo" => "FEIRA LIVRE COMO TEMA GERADOR DE CONHECIMENTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A feira livre, como espaço de vivência, interação e diversidade cultural, revela-se como um tema gerador de conhecimento no ensino de Ciências. Nesse ambiente multifacetado, onde aromas, sabores e cores se fundem em harmonia, é possível explorar conteúdos científicos variados, estimulando nos estudantes a curiosidade e a compreensão sobre diversos fenômenos naturais. Através da atenta observação dos alimentos expostos, do comércio de produtos e da interação com os feirantes, os estudantes podem ainda explorar conceitos de Biologia, Química e Física, por isso, a partir desse entendimento o presente trabalho tem como objetivo usar a feira livre como tema gerador de conhecimento no ensino de Ciências fazendo uso da aula de campo, preconizada por Célestin Freinet. A temática fomenta abordagem interdisciplinar e aproxima os alunos do fascinante mundo científico presente no cotidiano, de modo que o texto traz o relato da experiência de uma “aula de campo” à conhecida feira livre da cidade de Jaicós, macrorregião de Picos, no Piauí. Essa modalidade de escrita consiste em descrever e analisar dada experiência específica vivida pelos estudantes e professores, nesse caso, os participantes da aula de campo à feira livre em Jaicós. Através dessa estratégia, buscou-se ampliar o conhecimento acerca da pedagógica de Freinet e suas técnicas, especialmente a prática da “aula de campo”, tendo em vista que possibilita aos participantes proposição de ideias em diferentes espaços de aprendizagem, contribuindo para que os sujeitos tenham olhar diferente sobre a forma de adquirir conhecimento, bem como o entendimento de que nem sempre o que se imagina sobre dado assunto é real ou é possível de ser executado, e que por vezes se faz necessário o deslocamento in lócus para constatar na prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID24042_TB8319_15112023195820.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIANA BESERRA DE MOURA" "autor_nome_curto" => "CLAUDIANA" "autor_email" => "claudianabezerrademoura@g" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }