Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE ARBOVIROSES ATRAVÉS DO USO DA TECNOLOGIA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Pensando que o processo de ensino-aprendizagem pode ser otimizado ao ser realizado por meio de recursos lúdicos, esse trabalho tem como objetivo sugerir uma maneira dinâmica e holística de se abordar o conteúdo arboviroses no Ensino Fundamental através de uma aula expositiva utilizando recursos tecnológicos, mais especificamente o aparelho celular. Sendo assim, o desenho do estudo se baseia em uma aula expositiva sobre arboviroses, destinado à alunos das séries finais do ensino fundamental ( 6o, 7o, 8o e 9o ano) .Após a exposição do conteúdo teórico em apresentação de slides, tem como recurso complementar a apresentação de uma caixa entomológica contendo as espécies de mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus,. Os alunos de cada turma devem ser divididos em 3 grupos. Cada grupo deve ser responsável pela criação de cartazes contendo informações sobre as arboviroses dengue, zika e chikungunya. Os cartazes devem conter um breve histórico sobre a doença, sintomas, transmissão, diagnóstico, prevenção, tratamento, informações do vetor e principais formas de combatê-lo. Os alunos podem ser convidados a pesquisarem essas informações na internet, mais especificamente no site do Ministério da saúde (https://www.gov.br/saude/pt-br). Os cartazes produzidos devem contar também com desenhos, confeccionados pelos alunos, e os mesmos, posteriormente, expostos no campus da unidade. Dessa forma, pode-se dizer que o processo de ensino-aprendizagem de temas como este se demonstra mais consolidado quando há a associação da teoria com a prática. Neste sentido, pensar em uma sequência lúdica de ensino, que permita que os alunos interajam e discutam sobre o conteúdo abordado realizando pesquisas ativas em seus aparelhos celulares o que pode promover a participação e facilitar o desenvolvimento de temas complexos, como o ensino de arboviroses. Por fim, destaca-se como aporte teórico do trabalho, será utilizada a Teoria da Aprendizagem Significativa (Ausubel, 1980) e a Teoria da Aprendizagem Significativa com Tecnologia (Howland, Jonassen e Marra ,2011)

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