O CONTO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A PROMOÇÃO DE UM ENSINO INTERDISCIPLINAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100329 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7507 "inscrito_id" => 11187 "titulo" => "O CONTO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A PROMOÇÃO DE UM ENSINO INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "O presente trabalho teve por objetivo construir e analisar um conto, visando explorar possibilidades de interdisciplinaridade. A abordagem usada no presente estudo foi a pesquisa qualitativa e, para analisar cada fragmento do conto utilizou-se a técnica Análise Textual Discursiva. Os resultados apontaram que o conto tem grande potencial para ser usado para abordar diversos conteúdos, a saber: a história dos quilombos no Brasil, a importância dos quilombos como forma de resistência à escravidão e como espaços de preservação da cultura africana no país, a geografia dos quilombos, destacando sua localização geográfica e as características do ambiente em que estão inseridos, o ecossistema aquático e as interações entre os organismos que vivem nesse ambiente, à agricultura, manejo do solo, processo de nutrição das plantas e a importância dos nutrientes para o crescimento saudável delas, os diferentes fertilizantes, incluindo os adubos orgânicos, e como eles contribuem para a fertilidade do solo e a saúde das plantas, os diferentes compostos químicos presentes nos fertilizantes e agrotóxicos, além das suas propriedades químicas, modos de ação e impactos ambientais e para a saúde humana, aprofundando a abordagem a respeito dos efeitos dos resíduos químicos na cadeia alimentar, a contaminação da água e do solo, bem como os riscos para os lavradores e a necessidade de regulamentação e fiscalização adequada, entre outros conteúdos. O referido recurso didático pode usado na disciplina História, Geografia, Química, Biologia, além de permitir ampliação dos conhecimentos, já que ele favorece o trabalho de conteúdos de disciplinas como Direitos Humanos, Sociologia, Agronomia etc. Em suma, o conto “Qual o seu Kilombo?” se apresenta como um recurso didático que pode ser usado para promover um ensino ampliado e uma formação aprofundada dos estudantes, além de colaborar para a superação do ensino fragmentado, propiciando um ensino interdisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659bfb75da8f3_08012024104109.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => "2024-01-08 10:41:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR HONÓRIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ARTHUR HONÓRIO" "autor_email" => "arthuouhonorio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100329 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7507 "inscrito_id" => 11187 "titulo" => "O CONTO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA A PROMOÇÃO DE UM ENSINO INTERDISCIPLINAR" "resumo" => "O presente trabalho teve por objetivo construir e analisar um conto, visando explorar possibilidades de interdisciplinaridade. A abordagem usada no presente estudo foi a pesquisa qualitativa e, para analisar cada fragmento do conto utilizou-se a técnica Análise Textual Discursiva. Os resultados apontaram que o conto tem grande potencial para ser usado para abordar diversos conteúdos, a saber: a história dos quilombos no Brasil, a importância dos quilombos como forma de resistência à escravidão e como espaços de preservação da cultura africana no país, a geografia dos quilombos, destacando sua localização geográfica e as características do ambiente em que estão inseridos, o ecossistema aquático e as interações entre os organismos que vivem nesse ambiente, à agricultura, manejo do solo, processo de nutrição das plantas e a importância dos nutrientes para o crescimento saudável delas, os diferentes fertilizantes, incluindo os adubos orgânicos, e como eles contribuem para a fertilidade do solo e a saúde das plantas, os diferentes compostos químicos presentes nos fertilizantes e agrotóxicos, além das suas propriedades químicas, modos de ação e impactos ambientais e para a saúde humana, aprofundando a abordagem a respeito dos efeitos dos resíduos químicos na cadeia alimentar, a contaminação da água e do solo, bem como os riscos para os lavradores e a necessidade de regulamentação e fiscalização adequada, entre outros conteúdos. O referido recurso didático pode usado na disciplina História, Geografia, Química, Biologia, além de permitir ampliação dos conhecimentos, já que ele favorece o trabalho de conteúdos de disciplinas como Direitos Humanos, Sociologia, Agronomia etc. Em suma, o conto “Qual o seu Kilombo?” se apresenta como um recurso didático que pode ser usado para promover um ensino ampliado e uma formação aprofundada dos estudantes, além de colaborar para a superação do ensino fragmentado, propiciando um ensino interdisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "659bfb75da8f3_08012024104109.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => "2024-01-08 10:41:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR HONÓRIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ARTHUR HONÓRIO" "autor_email" => "arthuouhonorio@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }