MULHERES E MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS REVISTAS BOLEMA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100673 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8076 "inscrito_id" => 22141 "titulo" => "MULHERES E MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS REVISTAS BOLEMA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA" "resumo" => "Este artigo direciona-se ao estudo de dois relevantes periódicos para o campo da Matemática, as revistas Educação Matemática Pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e o Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), publicado pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. A pesquisa tem como objetivo analisar as produções dos dois periódicos acerca da articulação da matemática com as discussões sobre mulheres e gênero. Os seguintes questionamentos nortearam a pesquisa: Como a temática que envolve mulheres e gênero tem sido discutida no campo da matemática? Qual espaço a temática ocupa nesses periódicos? As duas revistas, na classificação dos periódicos do quadriênio 2017 – 2020 Qualis – CAPES, foram classificadas com A1 o que expressa a relevância destas para o campo da matemática. A Revista BOLEMA é publicada desde o ano de 1985, inicialmente, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro, SP. A Revista Educação Matemática Pesquisa, por sua vez, iniciou suas publicações em 1999, de acordo com os dados fornecidos no site do periódico. Como metodologia da pesquisa, adotamos o levantamento bibliográfico e a análise qualitativa dos dados. Na pesquisa, foram utilizados os descritores “mulheres” e “gênero” nos mecanismos de busca dos dois periódicos. No mapeamento inicial realizado, foi possível identificar o seguinte quantitativo: Bolema (2017 a 2023) – três artigos; Educação Matemática Pesquisa (2009 a 2023) – seis artigos. Esses dados iniciais apontam para a importância da abordagem da questão do gênero na área da matemática e para a necessidade da ampliação de estudos que versam sobre a temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID22141_TB8076_02082023172657.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEYSA DE OLIVEIRA TINÔCO" "autor_nome_curto" => "GEYSA" "autor_email" => "geysa.oliveira@escolar.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100673 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8076 "inscrito_id" => 22141 "titulo" => "MULHERES E MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS REVISTAS BOLEMA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PESQUISA" "resumo" => "Este artigo direciona-se ao estudo de dois relevantes periódicos para o campo da Matemática, as revistas Educação Matemática Pesquisa do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e o Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), publicado pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. A pesquisa tem como objetivo analisar as produções dos dois periódicos acerca da articulação da matemática com as discussões sobre mulheres e gênero. Os seguintes questionamentos nortearam a pesquisa: Como a temática que envolve mulheres e gênero tem sido discutida no campo da matemática? Qual espaço a temática ocupa nesses periódicos? As duas revistas, na classificação dos periódicos do quadriênio 2017 – 2020 Qualis – CAPES, foram classificadas com A1 o que expressa a relevância destas para o campo da matemática. A Revista BOLEMA é publicada desde o ano de 1985, inicialmente, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP de Rio Claro, SP. A Revista Educação Matemática Pesquisa, por sua vez, iniciou suas publicações em 1999, de acordo com os dados fornecidos no site do periódico. Como metodologia da pesquisa, adotamos o levantamento bibliográfico e a análise qualitativa dos dados. Na pesquisa, foram utilizados os descritores “mulheres” e “gênero” nos mecanismos de busca dos dois periódicos. No mapeamento inicial realizado, foi possível identificar o seguinte quantitativo: Bolema (2017 a 2023) – três artigos; Educação Matemática Pesquisa (2009 a 2023) – seis artigos. Esses dados iniciais apontam para a importância da abordagem da questão do gênero na área da matemática e para a necessidade da ampliação de estudos que versam sobre a temática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID22141_TB8076_02082023172657.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEYSA DE OLIVEIRA TINÔCO" "autor_nome_curto" => "GEYSA" "autor_email" => "geysa.oliveira@escolar.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }