HABILIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E INTERPESSOAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96318 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2183 "inscrito_id" => 12706 "titulo" => "HABILIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E INTERPESSOAL" "resumo" => "A todo momento o contexto universitário coloca à prova a capacidade de desenvoltura de seus integrantes. Esse cenário contribui para impasses relativos ao desenvolvimento das Habilidades Sociais (HS) desses sujeitos e impactam diretamente em sua adaptação ao ambiente, na sua saúde mental e no seu rendimento acadêmico. A literatura aponta algumas classes de HS relevantes para o público universitário, dentre elas, pode-se destacar: comunicação, manejar conflitos e resolver problemas interpessoais, automonitoria, falar em público, assertividade, fazer e manter amizades. Sendo assim, os Programas de Treinamento de Habilidades Sociais (THS) surgem como uma estratégia para intervir/prevenir os possíveis impasses, tendo em vista o desenvolvimento e aperfeiçoamento de HS por eles promovidos, contribuindo para o alcance de Competência Social (CS). O objetivo do presente estudo foi propor a estruturação de um protocolo de intervenção focando no desenvolvimento das habilidades sociais para o público universitário, considerando a eficácia desse método no bem-estar psicológico, redução da ansiedade e para a melhor adaptação às exigências do ambiente universitário. Foram realizadas buscas nas bases de dados Scielo e Periódicos Capes e em manuais da área para embasar teoricamente as HS e a proposta deste trabalho de THS. A intervenção proposta será oferecida como projeto de extensão, composta por dez sessões, com duração média de duas horas cada, direcionado para estudantes universitários, em modalidade grupal. Para a avaliação, tanto pré, como pós intervenção serão utilizados instrumentos e estratégias da entrevista, observação e o Inventário de Habilidades Sociais - IHS II. Para o desenvolvimento do THS incluiu-se recursos e técnicas cognitivas e comportamentais, considerando a literatura da área. Assim, a presente proposta considerou os indícios de correlatos positivos do bom repertório de HS com indicadores de saúde mental, sinalizando assim a relevância do THS com finalidade psicoeducativa/preventiva para as demandas da população universitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12706_TB2183_10122023160726.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MICHELY ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MICHELY" "autor_email" => "oliveiramichely7@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96318 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2183 "inscrito_id" => 12706 "titulo" => "HABILIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: UMA PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E INTERPESSOAL" "resumo" => "A todo momento o contexto universitário coloca à prova a capacidade de desenvoltura de seus integrantes. Esse cenário contribui para impasses relativos ao desenvolvimento das Habilidades Sociais (HS) desses sujeitos e impactam diretamente em sua adaptação ao ambiente, na sua saúde mental e no seu rendimento acadêmico. A literatura aponta algumas classes de HS relevantes para o público universitário, dentre elas, pode-se destacar: comunicação, manejar conflitos e resolver problemas interpessoais, automonitoria, falar em público, assertividade, fazer e manter amizades. Sendo assim, os Programas de Treinamento de Habilidades Sociais (THS) surgem como uma estratégia para intervir/prevenir os possíveis impasses, tendo em vista o desenvolvimento e aperfeiçoamento de HS por eles promovidos, contribuindo para o alcance de Competência Social (CS). O objetivo do presente estudo foi propor a estruturação de um protocolo de intervenção focando no desenvolvimento das habilidades sociais para o público universitário, considerando a eficácia desse método no bem-estar psicológico, redução da ansiedade e para a melhor adaptação às exigências do ambiente universitário. Foram realizadas buscas nas bases de dados Scielo e Periódicos Capes e em manuais da área para embasar teoricamente as HS e a proposta deste trabalho de THS. A intervenção proposta será oferecida como projeto de extensão, composta por dez sessões, com duração média de duas horas cada, direcionado para estudantes universitários, em modalidade grupal. Para a avaliação, tanto pré, como pós intervenção serão utilizados instrumentos e estratégias da entrevista, observação e o Inventário de Habilidades Sociais - IHS II. Para o desenvolvimento do THS incluiu-se recursos e técnicas cognitivas e comportamentais, considerando a literatura da área. Assim, a presente proposta considerou os indícios de correlatos positivos do bom repertório de HS com indicadores de saúde mental, sinalizando assim a relevância do THS com finalidade psicoeducativa/preventiva para as demandas da população universitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12706_TB2183_10122023160726.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MICHELY ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MICHELY" "autor_email" => "oliveiramichely7@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }