São muitos os obstáculos que fazem barreiras entre o ensinar e o aprender, são muitas falhas presentes no sistema educacional que findam sobrecarregando o trabalho docente, e que ocorrem frequentemente nas salas de aulas. Uma delas é a existência de alunos apresentando dificuldades na sua absorção dos saberes e em contrapartida uma legião de professores tentando suprir a carência em questão, sem sequer possuir as ferramentas necessárias, usufruindo então e sua criatividade e dos materiais que estão em seu alcance. E entre essa problemática, destaca-se nesta pesquisa o que será apontado como principal contratempo, as adversidades enfrentadas por educadores de ciências ao trabalharem com crianças que possuem transtornos de aprendizagem em escolas públicas, ao tão conhecidos como déficit de aprendizagem, que são dislalia, discalculia, dislexia e TDAH, são as disfunções que serão abordadas neste artigo. A metodologia aqui utilizada foi a descritiva-exploratória, em que fizemos aplicabilidade de questionários a quatro docentes da rede pública de ensino de Nova Olinda, Ceará, em que os docentes responderam expondo seu ponto de vista a cerca do assunto. Na sequência será analisada a visão do nosso objeto de pesquisa, os professores, e discutida minunciosamente cada uma delas. Neste trabalho, torna-se evidente que os docentes se sentem inseguros e insatisfeitos diante das complicações relatadas.