Trata-se de um recorte de uma pesquisa dentro do programa de Pós-Graduação stricto sensu em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares - PPGFPPI, da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina com a temática Qualidade de vida no trabalho: o ambiente escolar e sua influência na saúde dos professores da rede municipal de Petrolina-PE. Este estudo nos revela que para o bom andamento e alcance de objetivos das organizações públicas, um ambiente interno, o ambiente vivido e percebido pelos docentes, o espaço educacional, é sobre esse local que este estudo vai tratar, da qualidade da vivência no dia a dia, da maneira como a empresa condiciona a rotina é que faz com que esse ambiente de trabalho seja percebido e assim o bom desenvolvimento das ações contribui para que esse ambiente organizacional oferte condições de proteção, segurança, motivação e satisfação de realizar o seu trabalho. Assim, este estudo enquanto objeto que compôs a pesquisa, se ateve dentro desse conceito amplo de ambiente organizacional em analisar cinco aspectos: Gestão de Pessoas, Estrutura Burocrática, Estrutura Interna Organizacional, Motivação e Satisfação e Percepções. Um estudo exploratório, descritivo qualitativo que traz relatos, reflexões e informações embasadas no aporte teórico e nas ouvidas das 19 (dezenove) entrevistas semiestruturadas com a participação dos docentes e da equipe gestora. Posteriormente, as entrevistas foram transcritas e a análise de dados foi realizada por meio de uma análise textual discursiva. Dessa maneira, os desafios enfrentados por esses profissionais demonstram cada vez mais a relevância dessa profissão e o quanto ela necessita de um olhar efetivo nas políticas públicas voltadas a esses educadores na construção e fortalecimento da qualidade de trabalho, interno e externo ao ambiente de trabalho, de formação e de vida dos professores que resultará numa educação de qualidade para os alunos.