A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA E O MUNDO DA VIDA: CULTURA VIVA NO CHÃO DA ESCOLA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99842 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6842 "inscrito_id" => 11260 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA E O MUNDO DA VIDA: CULTURA VIVA NO CHÃO DA ESCOLA" "resumo" => "A formação continuada pode ser pensada pelo mundo da vida mediante inserção da cultura viva na escola. Neste âmbito, objetiva-se compreender a inserção da cultura na prática pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sob os aspectos da formação continuada dos professores, considerando a sociedade enquanto mundo da vida simbolicamente compartilhado coletivamente. Para tanto, a pesquisa apresenta uma abordagem documental e bibliográfica, em literatura pertinente, calcada na abordagem qualitativa, com respaldo teórico nos estudos de Araújo (2015), Brasil (2018), Gil (2002), Guimarães (2012), Habermas (2012), Vasconcelos (2017), Casagrande (2009), Theisen (2018), Freire e Mizukami (1986). A partir da literatura analisada e considerando as modificações sociais contemporâneas, é de suma relevância que a formação continuada dos professores seja direcionada à compreensão e ao entendimento da pluralidade cultural existente no contexto educacional, concebendo o mundo da vida dos discentes como ponto de partida para a formulação da prática pedagógica, bem como entendendo a importância dessa formação à efetivação do ensino qualitativo e com equidade. Como resultados, o mundo da vida oportuniza a compreensão das singularidades presentes em cada sujeito, além de reforçar a necessária inserção da cultura no chão da escola, visando à transformação dos processos educativos, com vistas à formação docente continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65808c5dcd121_18122023151557.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-18 15:15:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA RAQUEL CLEMENTINO COSTA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "raquel.aninha@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99842 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6842 "inscrito_id" => 11260 "titulo" => "A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA E O MUNDO DA VIDA: CULTURA VIVA NO CHÃO DA ESCOLA" "resumo" => "A formação continuada pode ser pensada pelo mundo da vida mediante inserção da cultura viva na escola. Neste âmbito, objetiva-se compreender a inserção da cultura na prática pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sob os aspectos da formação continuada dos professores, considerando a sociedade enquanto mundo da vida simbolicamente compartilhado coletivamente. Para tanto, a pesquisa apresenta uma abordagem documental e bibliográfica, em literatura pertinente, calcada na abordagem qualitativa, com respaldo teórico nos estudos de Araújo (2015), Brasil (2018), Gil (2002), Guimarães (2012), Habermas (2012), Vasconcelos (2017), Casagrande (2009), Theisen (2018), Freire e Mizukami (1986). A partir da literatura analisada e considerando as modificações sociais contemporâneas, é de suma relevância que a formação continuada dos professores seja direcionada à compreensão e ao entendimento da pluralidade cultural existente no contexto educacional, concebendo o mundo da vida dos discentes como ponto de partida para a formulação da prática pedagógica, bem como entendendo a importância dessa formação à efetivação do ensino qualitativo e com equidade. Como resultados, o mundo da vida oportuniza a compreensão das singularidades presentes em cada sujeito, além de reforçar a necessária inserção da cultura no chão da escola, visando à transformação dos processos educativos, com vistas à formação docente continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65808c5dcd121_18122023151557.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-18 15:15:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA RAQUEL CLEMENTINO COSTA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "raquel.aninha@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }