ESCREVIVENDO A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: UM CONTEXTO BELL HOOKS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96373 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2263 "inscrito_id" => 10530 "titulo" => "ESCREVIVENDO A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: UM CONTEXTO BELL HOOKS" "resumo" => "Este artigo tem como tema Educação para a liberdade à luz de bell hooks. Há muito se fala em crise na educação, há encruzilhadas, caminhos possíveis de serem transgredidos. Posturas se fazem necessárias ao educador a partir de reflexões nesse cenário: ficar obsoleto, ficar subjugado a uma educação excludente na manutenção do status quo ou transformar a prática pedagógica, ensinando/aprendendo a transgredir em busca de uma educação como prática de liberdade consciente. Objetivou-se aqui, compreender e discutir sobre a educação como prática de liberdade, trazendo a sala de aula como ambiente de cura, de prazer, de aprender e ensinar a transgredir a partir de reflexões de vivências. Trata-se de um estudo de revisão sistemática de literatura da obra de bell hooks, ativista norte-americana, batizada como Glória Jean Watkins - Ensinando a Transgredir: Educação como Prática de Liberdade. Foi realizado a partir do método de pesquisa bibliográfica, um levantamento das cinco principais obras da autora - período de edição 2017 a 2020 - bem como, duas obras de Paulo Freire, uma obra de Simone Beauvoir, e, ainda reflexões budistas de ressignificar questões pedagógicas a partir de práticas para a educação. As obras foram selecionadas para leitura pela abordagem da prática de liberdade e/ou contextualização teórico-prática educativas. A literatura transita de forma reflexiva entre as pedagogias crítica, feminista, libertária, do oprimido, da autonomia e engajada, e, aponta na intersecção, caminhos metodológicos significativos que partem das vivências dos alunos e docentes para a discussão coletiva, e, aprendizados transformadores. Contudo, apesar das abordagens metodológicas inovadoras no que diz respeito a educação como prática de liberdade, ensinando e aprendendo a transgredir paradigmas, faz-se necessário insistir nesse direcionamento em mais estudos, uma vez que pós pandemia, surgiram problemáticas necessárias de intervenções contextualizadas e atuais em relação a adequação no mundo acadêmico informatizado e globalizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10530_TB2263_04052023213655.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILEIDE CARVALHO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARILEIDE" "autor_email" => "carvalho.marileide@uft.ed" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96373 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2263 "inscrito_id" => 10530 "titulo" => "ESCREVIVENDO A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE: UM CONTEXTO BELL HOOKS" "resumo" => "Este artigo tem como tema Educação para a liberdade à luz de bell hooks. Há muito se fala em crise na educação, há encruzilhadas, caminhos possíveis de serem transgredidos. Posturas se fazem necessárias ao educador a partir de reflexões nesse cenário: ficar obsoleto, ficar subjugado a uma educação excludente na manutenção do status quo ou transformar a prática pedagógica, ensinando/aprendendo a transgredir em busca de uma educação como prática de liberdade consciente. Objetivou-se aqui, compreender e discutir sobre a educação como prática de liberdade, trazendo a sala de aula como ambiente de cura, de prazer, de aprender e ensinar a transgredir a partir de reflexões de vivências. Trata-se de um estudo de revisão sistemática de literatura da obra de bell hooks, ativista norte-americana, batizada como Glória Jean Watkins - Ensinando a Transgredir: Educação como Prática de Liberdade. Foi realizado a partir do método de pesquisa bibliográfica, um levantamento das cinco principais obras da autora - período de edição 2017 a 2020 - bem como, duas obras de Paulo Freire, uma obra de Simone Beauvoir, e, ainda reflexões budistas de ressignificar questões pedagógicas a partir de práticas para a educação. As obras foram selecionadas para leitura pela abordagem da prática de liberdade e/ou contextualização teórico-prática educativas. A literatura transita de forma reflexiva entre as pedagogias crítica, feminista, libertária, do oprimido, da autonomia e engajada, e, aponta na intersecção, caminhos metodológicos significativos que partem das vivências dos alunos e docentes para a discussão coletiva, e, aprendizados transformadores. Contudo, apesar das abordagens metodológicas inovadoras no que diz respeito a educação como prática de liberdade, ensinando e aprendendo a transgredir paradigmas, faz-se necessário insistir nesse direcionamento em mais estudos, uma vez que pós pandemia, surgiram problemáticas necessárias de intervenções contextualizadas e atuais em relação a adequação no mundo acadêmico informatizado e globalizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10530_TB2263_04052023213655.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILEIDE CARVALHO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "MARILEIDE" "autor_email" => "carvalho.marileide@uft.ed" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }