CHOQUE DE CULTURAS! MUNDO OCIDENTAL E COSMOLOGIA AMERÍNDIA: A FORMAÇÃO HUMANA E O COSMOLÓGICO EM DEBATE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99397 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6243 "inscrito_id" => 20766 "titulo" => "CHOQUE DE CULTURAS! MUNDO OCIDENTAL E COSMOLOGIA AMERÍNDIA: A FORMAÇÃO HUMANA E O COSMOLÓGICO EM DEBATE" "resumo" => "O humanismo clássico e eurocêntrico, sustenta uma construção lógica de mundo que prevaleceu nas culturas ocidentais nos últimos séculos, que compõem, um diagnóstico autocentrado, egoíco, cientificista e mercadológico da vida e da existência (AGAMBEN, 2008; SLOTERDJIK, 2000; SANTOS, 2008). De certa forma, para o pensamento ocidental, o próprio humano é um ser a ser podado e domesticado, um tipo de ser para com o qual não se deve pensar em si, mas idealizar o seu ponto de chegada, seu objetivo final a ser alcançado. Tendo isso em mente, o perspectivismo ameríndio e as construções históricos, sociais, culturais e identitárias indígenas, defendidos por Eduardo Viveiros de Castro (Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio), aparecem aqui como um elemento capaz de descentrar a formação humana ocidental de suas atividades centralizadas em valores antropocêntricos, etnocêntricos e idealizadores de si, do outro e do mundo. Para demonstrar isso, o foco de discussão deste trabalho estará pautado em uma contraposição entre o perspectivismo e a reificação clássica nas interações ocidentais (como tematizado recentemente por HORNET, 2018), destacando a quase impossibilidade de coisificação dos povos ameríndios como uma clara superioridade teórica e filosófica frente a lógica eurocêntrica e ocidental reinante. Em outras palavras, o que defenderemos aqui, é uma inversão de lógicas, que desemboca em uma percepção de mundo onde, o mundo autocentrado europeu, não podendo de modo algum englobar os valores ameríndios em seu humanismo e proto-capitalismo, teve de tomar uma nova missão, organizou-se para erradicar. Para isso, é proposta uma leitura e analise hermenêutica de nossa bibliografia, uma leitura que visa captar o sentido contextual dos conceitos e conhecimentos, mas, que ao mesmo tempo a partir de sua compreensão e entendimento propõe embates, e interações que levem a sério o pensamento ameríndio frente aos elementos ocidentais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20766_TB6243_04072023011504.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FILIPE KAMARGO DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "FILIPE" "autor_email" => "filipekamargo2016@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99397 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6243 "inscrito_id" => 20766 "titulo" => "CHOQUE DE CULTURAS! MUNDO OCIDENTAL E COSMOLOGIA AMERÍNDIA: A FORMAÇÃO HUMANA E O COSMOLÓGICO EM DEBATE" "resumo" => "O humanismo clássico e eurocêntrico, sustenta uma construção lógica de mundo que prevaleceu nas culturas ocidentais nos últimos séculos, que compõem, um diagnóstico autocentrado, egoíco, cientificista e mercadológico da vida e da existência (AGAMBEN, 2008; SLOTERDJIK, 2000; SANTOS, 2008). De certa forma, para o pensamento ocidental, o próprio humano é um ser a ser podado e domesticado, um tipo de ser para com o qual não se deve pensar em si, mas idealizar o seu ponto de chegada, seu objetivo final a ser alcançado. Tendo isso em mente, o perspectivismo ameríndio e as construções históricos, sociais, culturais e identitárias indígenas, defendidos por Eduardo Viveiros de Castro (Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio), aparecem aqui como um elemento capaz de descentrar a formação humana ocidental de suas atividades centralizadas em valores antropocêntricos, etnocêntricos e idealizadores de si, do outro e do mundo. Para demonstrar isso, o foco de discussão deste trabalho estará pautado em uma contraposição entre o perspectivismo e a reificação clássica nas interações ocidentais (como tematizado recentemente por HORNET, 2018), destacando a quase impossibilidade de coisificação dos povos ameríndios como uma clara superioridade teórica e filosófica frente a lógica eurocêntrica e ocidental reinante. Em outras palavras, o que defenderemos aqui, é uma inversão de lógicas, que desemboca em uma percepção de mundo onde, o mundo autocentrado europeu, não podendo de modo algum englobar os valores ameríndios em seu humanismo e proto-capitalismo, teve de tomar uma nova missão, organizou-se para erradicar. Para isso, é proposta uma leitura e analise hermenêutica de nossa bibliografia, uma leitura que visa captar o sentido contextual dos conceitos e conhecimentos, mas, que ao mesmo tempo a partir de sua compreensão e entendimento propõe embates, e interações que levem a sério o pensamento ameríndio frente aos elementos ocidentais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20766_TB6243_04072023011504.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FILIPE KAMARGO DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "FILIPE" "autor_email" => "filipekamargo2016@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }