ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO: PROTAGNISMO ESTUDANTIL NA ESCOLHA DAS PROFISSÕES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95497 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1126 "inscrito_id" => 3405 "titulo" => "ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO: PROTAGNISMO ESTUDANTIL NA ESCOLHA DAS PROFISSÕES" "resumo" => "No Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, há uma preocupação de estudantes e educadores quanto à escolha da carreira que seguirão ao finalizar esse nível educacional. Partindo dessa ideia, projetos voltados à escolha profissional pode ser ferramentas importantes para estudantes inseridos no ensino médio, sobretudo com as novas regras impostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pensando nisso, o projeto orientação vocacional como ferramenta para a orientação profissionais de jovens inseridos na nova dinâmica do ensino médio teve a pretensão de ajudar na orientação quando a entrada do ensino superior. Para tanto, foi aplicado um questionário inicial à turma das últimas séries do ensino médio, em que não há disciplina Projeto de Vida; um outro questionário às primeiras séries do ensino médio, que estão tendo contato pela primeira vez com a disciplina, e um questionário às turmas da 2ª série do ensino médio, que já cursou a disciplina no ano anterior. O primeiro questionário deu uma ideia da percepção dos jovens quanto às escolhas de profissões; o segundo questionário, uma visão sobre as orientações que esses adolescentes têm sobre o futuro que poderão escolher; e, o terceiro, o que a turma que está tenho contato pela segunda vez com a disciplina absorveu sobre os temas discutidos e os projetos aplicados com orientação às escolhas profissionais desse público. Haverá uma reaplicação do questionário para a turma que está cursando a disciplina assim que o ano estiver finalizando, para sondar a sedimentação do conhecimento desses estudantes, além de checar o quanto a metodologia está sendo assertiva. Espera-se que os estudantes que estão cursando a disciplina terminem o curso com um conhecimento mais aprofundado sobre as próprias escolhas, com habilidades adequadas para decidir, com assertividade, o curso e/ou percurso que seguirá após o término da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3405_TB1126_10052023192851.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA DE SOUZA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "DIANA CARVALHO" "autor_email" => "dianasous@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ESTÁCIO DA PARAÍBA (ESTÁCIO PARAÍBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95497 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1126 "inscrito_id" => 3405 "titulo" => "ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO: PROTAGNISMO ESTUDANTIL NA ESCOLHA DAS PROFISSÕES" "resumo" => "No Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, há uma preocupação de estudantes e educadores quanto à escolha da carreira que seguirão ao finalizar esse nível educacional. Partindo dessa ideia, projetos voltados à escolha profissional pode ser ferramentas importantes para estudantes inseridos no ensino médio, sobretudo com as novas regras impostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pensando nisso, o projeto orientação vocacional como ferramenta para a orientação profissionais de jovens inseridos na nova dinâmica do ensino médio teve a pretensão de ajudar na orientação quando a entrada do ensino superior. Para tanto, foi aplicado um questionário inicial à turma das últimas séries do ensino médio, em que não há disciplina Projeto de Vida; um outro questionário às primeiras séries do ensino médio, que estão tendo contato pela primeira vez com a disciplina, e um questionário às turmas da 2ª série do ensino médio, que já cursou a disciplina no ano anterior. O primeiro questionário deu uma ideia da percepção dos jovens quanto às escolhas de profissões; o segundo questionário, uma visão sobre as orientações que esses adolescentes têm sobre o futuro que poderão escolher; e, o terceiro, o que a turma que está tenho contato pela segunda vez com a disciplina absorveu sobre os temas discutidos e os projetos aplicados com orientação às escolhas profissionais desse público. Haverá uma reaplicação do questionário para a turma que está cursando a disciplina assim que o ano estiver finalizando, para sondar a sedimentação do conhecimento desses estudantes, além de checar o quanto a metodologia está sendo assertiva. Espera-se que os estudantes que estão cursando a disciplina terminem o curso com um conhecimento mais aprofundado sobre as próprias escolhas, com habilidades adequadas para decidir, com assertividade, o curso e/ou percurso que seguirá após o término da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID3405_TB1126_10052023192851.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA DE SOUZA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "DIANA CARVALHO" "autor_email" => "dianasous@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE ESTÁCIO DA PARAÍBA (ESTÁCIO PARAÍBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }