OS DESAFIOS FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE PROFESSORES FRENTE ÀS DEMANDAS SURGIDAS EM CAMPO DE ESTÁGIO DE ALUNOS IMPACTADOS PELA COVID-19.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100389 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7582 "inscrito_id" => 20253 "titulo" => "OS DESAFIOS FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE PROFESSORES FRENTE ÀS DEMANDAS SURGIDAS EM CAMPO DE ESTÁGIO DE ALUNOS IMPACTADOS PELA COVID-19." "resumo" => "A História da Enfermagem traz desafios para o alcance de uma profissão autônoma, centrada no cuidado, na ciência, em evidências e, em especificidades, marcada pela religiosidade, caridade, por um modelo Biomédico, sem valorização e, formação adequadas, e marcada, especialmente, pela percepção técnica de sua atuação. A COVID-19, exigiu de Professores de Cursos Técnicos de Enfermagem, eficientes processos de liderança e condutas de enfrentamento à pandemia que não menosprezassem a importância da formação dos alunos e o plano curricular do curso, a pesar de ensino remoto. Objetivou-se analisar os desafios de Professores de Enfermagem em vivências de Estagio com alunos concluintes, do curso técnico de Enfermagem, impactados pelo período pandêmico em sua matriz curricular. Apresenta-se um estudo qualitativo, com analises de relatos de preceptores de estágio sobre o conhecimento e a prontidão de seus alunos formados em período pandêmico, a partir da utilização da análise do discurso da coletividade. Com isso, viu-se que os desafios da formação técnica em Enfermagem na atualidade, resgatam, entre outros, o legado de Florence Nightingale para a gestão de crises; as fragilidades e a capacidade técnica e operacional com a qual se depara a Enfermagem no Sistema Único de Saúde; as estratégias da Educação Profissional e Tecnológica para o fortalecimento da Educação, as práticas de Enfermagem; e, os mesmos critérios utilizados em cenários de guerra no passado, apontam para os modelos de Unidades de Campanha contemporâneos. O exemplo de Nightingale, nunca foi tão presente e necessário para a prática e formação profissional na Enfermagem, entre estes, aspectos educacionais, recursos tecnológicos, condições de trabalho, processos empregados, bem como, utilização de metodologias ativas, frente à pandemia. Ao fim, conclui-se que a pandemia trouxe desafios, mas, oportunizou o protagonismo, proatividade e essencialidade à formação de Técnicos de Enfermagem, unindo prática, ciência e, evidências no dia-a-dia da Educação Profissional e Tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20253_TB7582_22062023174216.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA PEREIRA DE BARROS BORGES" "autor_nome_curto" => "LARISSA PEREIRA" "autor_email" => "larissapbb@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100389 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7582 "inscrito_id" => 20253 "titulo" => "OS DESAFIOS FORMAÇÃO TÉCNICA EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATO DE PROFESSORES FRENTE ÀS DEMANDAS SURGIDAS EM CAMPO DE ESTÁGIO DE ALUNOS IMPACTADOS PELA COVID-19." "resumo" => "A História da Enfermagem traz desafios para o alcance de uma profissão autônoma, centrada no cuidado, na ciência, em evidências e, em especificidades, marcada pela religiosidade, caridade, por um modelo Biomédico, sem valorização e, formação adequadas, e marcada, especialmente, pela percepção técnica de sua atuação. A COVID-19, exigiu de Professores de Cursos Técnicos de Enfermagem, eficientes processos de liderança e condutas de enfrentamento à pandemia que não menosprezassem a importância da formação dos alunos e o plano curricular do curso, a pesar de ensino remoto. Objetivou-se analisar os desafios de Professores de Enfermagem em vivências de Estagio com alunos concluintes, do curso técnico de Enfermagem, impactados pelo período pandêmico em sua matriz curricular. Apresenta-se um estudo qualitativo, com analises de relatos de preceptores de estágio sobre o conhecimento e a prontidão de seus alunos formados em período pandêmico, a partir da utilização da análise do discurso da coletividade. Com isso, viu-se que os desafios da formação técnica em Enfermagem na atualidade, resgatam, entre outros, o legado de Florence Nightingale para a gestão de crises; as fragilidades e a capacidade técnica e operacional com a qual se depara a Enfermagem no Sistema Único de Saúde; as estratégias da Educação Profissional e Tecnológica para o fortalecimento da Educação, as práticas de Enfermagem; e, os mesmos critérios utilizados em cenários de guerra no passado, apontam para os modelos de Unidades de Campanha contemporâneos. O exemplo de Nightingale, nunca foi tão presente e necessário para a prática e formação profissional na Enfermagem, entre estes, aspectos educacionais, recursos tecnológicos, condições de trabalho, processos empregados, bem como, utilização de metodologias ativas, frente à pandemia. Ao fim, conclui-se que a pandemia trouxe desafios, mas, oportunizou o protagonismo, proatividade e essencialidade à formação de Técnicos de Enfermagem, unindo prática, ciência e, evidências no dia-a-dia da Educação Profissional e Tecnológica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20253_TB7582_22062023174216.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA PEREIRA DE BARROS BORGES" "autor_nome_curto" => "LARISSA PEREIRA" "autor_email" => "larissapbb@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }