Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DA RETOMADA PÓS-PANDEMIA: UM FOCO NAS CONSEQUÊNCIAS NA APRENDIZAGEM E NO PAPEL DO PSICOPEDAGOGO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
0 of 0
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97320 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3555 "inscrito_id" => 10277 "titulo" => "DESAFIOS DA RETOMADA PÓS-PANDEMIA: UM FOCO NAS CONSEQUÊNCIAS NA APRENDIZAGEM E NO PAPEL DO PSICOPEDAGOGO" "resumo" => "Após três anos do acontecimento histórico que parou o mundo, a pandemia da covid-19, com a conquista da vacina, o mundo voltou ao novo “normal”, entretanto, é possível observar os profundos impactos dessa crise sanitária em diversos contextos e faixas etárias. Nesse sentido, um dos maiores desafios dessa retomada, diz respeito ao contexto educacional, a pandemia do novo coronavírus deixou sérias sequelas e lacunas no processo de aprendizagem, culminando em consequências que podem ressoar por toda a vida. Diante disso, o estudo tem como objetivo reunir informações e arcabouço acerca dos desafios da educação na retomada pós-pandemia, a fim de compreender melhor como se deu o processo de aprendizagem em tempos de isolamento social e como o psicopedagogo pode ajudar a dirimir as sequelas causadas pelo vírus, além de propor novas estratégias para ressignificar o aprendizado e o que fazer daqui em diante. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa, no período de 2020 a 2023, sob uma análise crítica da literatura acerca da temática escolhida. Considerando o papel do psicopedagogo diante da aprendizagem, o ambiente de aprendizagem pode ser o formal, considerado o ambiente escolar, assim como o informal, como o ambiente domiciliar. Nesse contexto, o psicopedagogo pode colaborar no ambiente formal, com o professor, ao repensar propostas lúdicas e que incentivem motivação para o aprender, assim como estratégias de atividades de concentração e de readaptação do aluno no ambiente escolar. Também poderá colaborar com ações interventivas em ambiente terapêutico, para a estimulação de habilidades. Diante dos resultados analisados e do papel desempenhado pelo psicopedagogo, é notória a importância desse profissional na retomada escolar, propiciando formas de enfrentamento para lidar com as consequentes lacunas na aprendizagem dos indivíduos ocasionadas pela crise sanitária mundial.Após três anos do acontecimento histórico que parou o mundo, a pandemia da covid-19, com a conquista da vacina, o mundo voltou ao novo “normal”, entretanto, é p" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10277_TB3555_20112023190736.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÊSA FERNANDA GOMES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÊSA" "autor_email" => "andresafernandagomes@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97320 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3555 "inscrito_id" => 10277 "titulo" => "DESAFIOS DA RETOMADA PÓS-PANDEMIA: UM FOCO NAS CONSEQUÊNCIAS NA APRENDIZAGEM E NO PAPEL DO PSICOPEDAGOGO" "resumo" => "Após três anos do acontecimento histórico que parou o mundo, a pandemia da covid-19, com a conquista da vacina, o mundo voltou ao novo “normal”, entretanto, é possível observar os profundos impactos dessa crise sanitária em diversos contextos e faixas etárias. Nesse sentido, um dos maiores desafios dessa retomada, diz respeito ao contexto educacional, a pandemia do novo coronavírus deixou sérias sequelas e lacunas no processo de aprendizagem, culminando em consequências que podem ressoar por toda a vida. Diante disso, o estudo tem como objetivo reunir informações e arcabouço acerca dos desafios da educação na retomada pós-pandemia, a fim de compreender melhor como se deu o processo de aprendizagem em tempos de isolamento social e como o psicopedagogo pode ajudar a dirimir as sequelas causadas pelo vírus, além de propor novas estratégias para ressignificar o aprendizado e o que fazer daqui em diante. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa, no período de 2020 a 2023, sob uma análise crítica da literatura acerca da temática escolhida. Considerando o papel do psicopedagogo diante da aprendizagem, o ambiente de aprendizagem pode ser o formal, considerado o ambiente escolar, assim como o informal, como o ambiente domiciliar. Nesse contexto, o psicopedagogo pode colaborar no ambiente formal, com o professor, ao repensar propostas lúdicas e que incentivem motivação para o aprender, assim como estratégias de atividades de concentração e de readaptação do aluno no ambiente escolar. Também poderá colaborar com ações interventivas em ambiente terapêutico, para a estimulação de habilidades. Diante dos resultados analisados e do papel desempenhado pelo psicopedagogo, é notória a importância desse profissional na retomada escolar, propiciando formas de enfrentamento para lidar com as consequentes lacunas na aprendizagem dos indivíduos ocasionadas pela crise sanitária mundial.Após três anos do acontecimento histórico que parou o mundo, a pandemia da covid-19, com a conquista da vacina, o mundo voltou ao novo “normal”, entretanto, é p" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10277_TB3555_20112023190736.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÊSA FERNANDA GOMES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÊSA" "autor_email" => "andresafernandagomes@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Após três anos do acontecimento histórico que parou o mundo, a pandemia da covid-19, com a conquista da vacina, o mundo voltou ao novo “normal”, entretanto, é possível observar os profundos impactos dessa crise sanitária em diversos contextos e faixas etárias. Nesse sentido, um dos maiores desafios dessa retomada, diz respeito ao contexto educacional, a pandemia do novo coronavírus deixou sérias sequelas e lacunas no processo de aprendizagem, culminando em consequências que podem ressoar por toda a vida. Diante disso, o estudo tem como objetivo reunir informações e arcabouço acerca dos desafios da educação na retomada pós-pandemia, a fim de compreender melhor como se deu o processo de aprendizagem em tempos de isolamento social e como o psicopedagogo pode ajudar a dirimir as sequelas causadas pelo vírus, além de propor novas estratégias para ressignificar o aprendizado e o que fazer daqui em diante. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa, no período de 2020 a 2023, sob uma análise crítica da literatura acerca da temática escolhida. Considerando o papel do psicopedagogo diante da aprendizagem, o ambiente de aprendizagem pode ser o formal, considerado o ambiente escolar, assim como o informal, como o ambiente domiciliar. Nesse contexto, o psicopedagogo pode colaborar no ambiente formal, com o professor, ao repensar propostas lúdicas e que incentivem motivação para o aprender, assim como estratégias de atividades de concentração e de readaptação do aluno no ambiente escolar. Também poderá colaborar com ações interventivas em ambiente terapêutico, para a estimulação de habilidades. Diante dos resultados analisados e do papel desempenhado pelo psicopedagogo, é notória a importância desse profissional na retomada escolar, propiciando formas de enfrentamento para lidar com as consequentes lacunas na aprendizagem dos indivíduos ocasionadas pela crise sanitária mundial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.