Após três anos do acontecimento histórico que parou o mundo, a pandemia da covid-19, com a conquista da vacina, o mundo voltou ao novo “normal”, entretanto, é possível observar os profundos impactos dessa crise sanitária em diversos contextos e faixas etárias. Nesse sentido, um dos maiores desafios dessa retomada, diz respeito ao contexto educacional, a pandemia do novo coronavírus deixou sérias sequelas e lacunas no processo de aprendizagem, culminando em consequências que podem ressoar por toda a vida. Diante disso, o estudo tem como objetivo reunir informações e arcabouço acerca dos desafios da educação na retomada pós-pandemia, a fim de compreender melhor como se deu o processo de aprendizagem em tempos de isolamento social e como o psicopedagogo pode ajudar a dirimir as sequelas causadas pelo vírus, além de propor novas estratégias para ressignificar o aprendizado e o que fazer daqui em diante. Para tanto, foi realizada uma revisão narrativa, no período de 2020 a 2023, sob uma análise crítica da literatura acerca da temática escolhida. Considerando o papel do psicopedagogo diante da aprendizagem, o ambiente de aprendizagem pode ser o formal, considerado o ambiente escolar, assim como o informal, como o ambiente domiciliar. Nesse contexto, o psicopedagogo pode colaborar no ambiente formal, com o professor, ao repensar propostas lúdicas e que incentivem motivação para o aprender, assim como estratégias de atividades de concentração e de readaptação do aluno no ambiente escolar. Também poderá colaborar com ações interventivas em ambiente terapêutico, para a estimulação de habilidades. Diante dos resultados analisados e do papel desempenhado pelo psicopedagogo, é notória a importância desse profissional na retomada escolar, propiciando formas de enfrentamento para lidar com as consequentes lacunas na aprendizagem dos indivíduos ocasionadas pela crise sanitária mundial.