CONTRIBUIÇÕES DO JOGO “REVERSI” PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95611 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1274 "inscrito_id" => 12275 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO JOGO “REVERSI” PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO" "resumo" => "Por um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos numa perspectiva lúdica, dinâmica, diversificada, crítica e criativa, desde 2011, o projeto de extensão “Matemática é Show” é desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia, em Alagoinhas-Bahia. Uma das atividades deste projeto é a criação e adaptação de jogos matemáticos. Assim, objetivamos neste trabalho, socializar as potencialidades do jogo de estratégias “Reversi” para estimular o raciocínio lógico, bem como mostrar que aprender Matemática é muito mais do que somente fazer contas. Teremos como suporte teórico Smole, Diniz e Cândido (2007), Lara (2011), Martins et al. (2015), dentre outros. O jogo “Reversi” é composto por um tabuleiro quadrangular dividido por 6 linhas e 6 colunas e 36 peças circulares pretas em uma face e branca na outra. Os jogadores devem formar uma linha horizontal, vertical ou diagonal, de forma que as peças das extremidades sejam do jogador da vez e as peças internas sejam do adversário. Após a jogada, todas as peças internas são viradas e passam a pertencer a quem fez a jogada. O vencedor será aquele que possuir mais peças ao final do jogo. Os participantes da atividade elogiaram o “Reversi”, jogando diversas vezes, com diferentes estratégias para serem vencedores. Inferimos que o jogo foi exitoso para trabalhar com a habilidade de desenvolver diferentes estratégias, mostrar aos estudantes que aprender Matemática não é só cálculos, bem como a importância dos jogos de estratégias para desenvolver o raciocínio lógico. Salientamos que esta habilidade é importante para a resolução de situações-problema não somente envolvendo conhecimentos matemáticos, mas de modo geral para a vida. Além disso, destacamos a importância de projetos como o “Matemática é Show” que visa relacionar teoria e prática, contribui para uma visão positiva dos estudantes em relação a Matemática, além de proporcionar um amadurecimento acadêmico e pessoal aos licenciandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12275_TB1274_02052023225546.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FLORENCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FLORENCIO" "autor_email" => "mat.rflorencio@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95611 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1274 "inscrito_id" => 12275 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO JOGO “REVERSI” PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO" "resumo" => "Por um ensino e aprendizagem dos conceitos matemáticos numa perspectiva lúdica, dinâmica, diversificada, crítica e criativa, desde 2011, o projeto de extensão “Matemática é Show” é desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia, em Alagoinhas-Bahia. Uma das atividades deste projeto é a criação e adaptação de jogos matemáticos. Assim, objetivamos neste trabalho, socializar as potencialidades do jogo de estratégias “Reversi” para estimular o raciocínio lógico, bem como mostrar que aprender Matemática é muito mais do que somente fazer contas. Teremos como suporte teórico Smole, Diniz e Cândido (2007), Lara (2011), Martins et al. (2015), dentre outros. O jogo “Reversi” é composto por um tabuleiro quadrangular dividido por 6 linhas e 6 colunas e 36 peças circulares pretas em uma face e branca na outra. Os jogadores devem formar uma linha horizontal, vertical ou diagonal, de forma que as peças das extremidades sejam do jogador da vez e as peças internas sejam do adversário. Após a jogada, todas as peças internas são viradas e passam a pertencer a quem fez a jogada. O vencedor será aquele que possuir mais peças ao final do jogo. Os participantes da atividade elogiaram o “Reversi”, jogando diversas vezes, com diferentes estratégias para serem vencedores. Inferimos que o jogo foi exitoso para trabalhar com a habilidade de desenvolver diferentes estratégias, mostrar aos estudantes que aprender Matemática não é só cálculos, bem como a importância dos jogos de estratégias para desenvolver o raciocínio lógico. Salientamos que esta habilidade é importante para a resolução de situações-problema não somente envolvendo conhecimentos matemáticos, mas de modo geral para a vida. Além disso, destacamos a importância de projetos como o “Matemática é Show” que visa relacionar teoria e prática, contribui para uma visão positiva dos estudantes em relação a Matemática, além de proporcionar um amadurecimento acadêmico e pessoal aos licenciandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12275_TB1274_02052023225546.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL FLORENCIO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FLORENCIO" "autor_email" => "mat.rflorencio@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }