EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (TEA)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99401 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6251 "inscrito_id" => 15548 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (TEA)" "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo analisar a importância da Educação Física com o público da educação especial na educação Básica. Nessa perspectiva o recorte foi a interface entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar e na vida cotidiana. Utilizou-se a metodologia da realização do estado da arte, primeiro contextualizando uma revisão de literatura envolvendo (TEA), Educação Física, Educação Especial e Interações Sociais. Segundo, classificando a busca envolveu textos digitais que reúnem artigos, revistas científicas, dissertações e teses. Terceiro a categorização com os critérios; a) textos selecionados que tratassem sobre a interação dos estudantes com (TEA) durante as propostas de educação física, b) as estratégias de organização espacial, temporal e material esportivo no ambiente e seus estímulos sonoros e sensoriais diante das condições dos estudantes com (TEA), c) recorte temporal entre 2018 a 2022. Os resultados demonstraram a dificuldade dos professores de Educação Física em incluir esses estudantes em suas aulas e a necessidade em reduzir estímulos externos às aulas para auxiliar na interação e concentração. Contudo, verificou-se a importância da atividade física para a qualidade de vida do público de (TEA). A formação do professor de Educação Física é um assunto bastante abrangente, porém quando se fala da formação do mesmo profissional para atuar com crianças com deficiência, seja ela física ou (TEA), cabem ainda muitos estudos nessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15548_TB6251_20062023185633.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOMINGOS AMAURI MASSA" "autor_nome_curto" => "DOMINGOS AMAURI" "autor_email" => "domingos.massa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS (UBC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99401 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6251 "inscrito_id" => 15548 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (TEA)" "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo analisar a importância da Educação Física com o público da educação especial na educação Básica. Nessa perspectiva o recorte foi a interface entre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto escolar e na vida cotidiana. Utilizou-se a metodologia da realização do estado da arte, primeiro contextualizando uma revisão de literatura envolvendo (TEA), Educação Física, Educação Especial e Interações Sociais. Segundo, classificando a busca envolveu textos digitais que reúnem artigos, revistas científicas, dissertações e teses. Terceiro a categorização com os critérios; a) textos selecionados que tratassem sobre a interação dos estudantes com (TEA) durante as propostas de educação física, b) as estratégias de organização espacial, temporal e material esportivo no ambiente e seus estímulos sonoros e sensoriais diante das condições dos estudantes com (TEA), c) recorte temporal entre 2018 a 2022. Os resultados demonstraram a dificuldade dos professores de Educação Física em incluir esses estudantes em suas aulas e a necessidade em reduzir estímulos externos às aulas para auxiliar na interação e concentração. Contudo, verificou-se a importância da atividade física para a qualidade de vida do público de (TEA). A formação do professor de Educação Física é um assunto bastante abrangente, porém quando se fala da formação do mesmo profissional para atuar com crianças com deficiência, seja ela física ou (TEA), cabem ainda muitos estudos nessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15548_TB6251_20062023185633.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOMINGOS AMAURI MASSA" "autor_nome_curto" => "DOMINGOS AMAURI" "autor_email" => "domingos.massa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS (UBC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }