REFLEXÕES SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94995 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 482 "inscrito_id" => 9745 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente texto foi originado de um trabalho que teve como objetivo analisar o processo educativo construído durante a pandemia, nos anos de 2020 e 2021, a partir das narrativas dos docentes e discentes da EREM Jornalista Trajano Chacon, localizada em Recife/PE. E o presente texto objetiva apresentar as análises acerca das narrativas docentes sobre o que acarretaram as mudanças no formato de aula realizado durante a pandemia: na metodologia de ensino, na relação entre professor/a e aluno/a, na frequência dos/as alunos/as às aulas e na qualidade do processo educativo; e sobre os desafios e as estratégias construídas pela escola para acompanhamento e avaliação do desempenho dos/as discentes, a partir das narrativas dos docentes da escola acompanhada. Como procedimentos metodológicos a pesquisa utilizou a revisão de literatura, análise de dados secundários e realização de entrevistas semiestruturadas com docentes e com a coordenadora da escola acompanhada em estudo de caso. O trabalho foi desenvolvido a partir do diálogo do olhar antropológico com a Sociologia da Educação; como referencial teórico-metodológico foi utilizada a perspectiva bourdieusiana, e foram desenvolvidas reflexões a partir dos escritos de autores como Paulo Freire, Libâneo e Fraçoise Dubet. Concluiu-se que a educação construída nesse período na EREM gerou sérias consequências sobre a realidade atual dos/as discentes pelo fato de poucos estudantes terem tido acesso a uma frequência plena nas aulas e pelo fato de as aulas, além de terem tido carga horária reduzida, foram realizadas de forma conteudista. Nesse sentido, é de suma importância agora entender os efeitos da falta de acesso a uma educação satisfatória para tantos/as crianças e jovens nesse período para se conseguir uma resolução adequada e a tempo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9745_TB482_28112023202934.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA SILVA CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "Carol Cordeiro" "autor_email" => "anacarolcordeiroacsc@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94995 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 482 "inscrito_id" => 9745 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA EM UMA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O presente texto foi originado de um trabalho que teve como objetivo analisar o processo educativo construído durante a pandemia, nos anos de 2020 e 2021, a partir das narrativas dos docentes e discentes da EREM Jornalista Trajano Chacon, localizada em Recife/PE. E o presente texto objetiva apresentar as análises acerca das narrativas docentes sobre o que acarretaram as mudanças no formato de aula realizado durante a pandemia: na metodologia de ensino, na relação entre professor/a e aluno/a, na frequência dos/as alunos/as às aulas e na qualidade do processo educativo; e sobre os desafios e as estratégias construídas pela escola para acompanhamento e avaliação do desempenho dos/as discentes, a partir das narrativas dos docentes da escola acompanhada. Como procedimentos metodológicos a pesquisa utilizou a revisão de literatura, análise de dados secundários e realização de entrevistas semiestruturadas com docentes e com a coordenadora da escola acompanhada em estudo de caso. O trabalho foi desenvolvido a partir do diálogo do olhar antropológico com a Sociologia da Educação; como referencial teórico-metodológico foi utilizada a perspectiva bourdieusiana, e foram desenvolvidas reflexões a partir dos escritos de autores como Paulo Freire, Libâneo e Fraçoise Dubet. Concluiu-se que a educação construída nesse período na EREM gerou sérias consequências sobre a realidade atual dos/as discentes pelo fato de poucos estudantes terem tido acesso a uma frequência plena nas aulas e pelo fato de as aulas, além de terem tido carga horária reduzida, foram realizadas de forma conteudista. Nesse sentido, é de suma importância agora entender os efeitos da falta de acesso a uma educação satisfatória para tantos/as crianças e jovens nesse período para se conseguir uma resolução adequada e a tempo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID9745_TB482_28112023202934.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA SILVA CORDEIRO" "autor_nome_curto" => "Carol Cordeiro" "autor_email" => "anacarolcordeiroacsc@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }