A PESQUISA COLABORATIVA E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTADO DA ARTE.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99830 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6825 "inscrito_id" => 20367 "titulo" => "A PESQUISA COLABORATIVA E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTADO DA ARTE." "resumo" => "A pesquisa colaborativa e toda sua estrutura tem um importante potencial de melhorias para o desenvolvimento profissional na Educação Física Escolar (EFE). Este tipo de pesquisa implica na realização de processos de investigação desenvolvidos por grupos, com o propósito de compartilhamento de saberes que são produzidos pelos próprios autores envolvidos na pesquisa. Assim o objetivo desse estudo foi identificar através de um estado da arte, se a pesquisa colaborativa em Educação Física Escolar tem crescido no decorrer dos últimos anos e quais suas contribuições para a área. A pesquisa de abordagem qualitativa, foi desenvolvida metodologicamente como um estado da arte. Fizemos a busca em três plataformas: Google acadêmico, Scielo e CAPES. Foram identificados 33 artigos de pesquisa colaborativa em Educação Física, desenvolvidos entre os anos de 2017 a 2023. Os resultados indicam uma ampliação desta abordagem de pesquisa nos últimos anos. As temáticas principais propostas pelos trabalhos abordam: formação continuada, narrativas, percepção de professores e alunos sobre a EF, reflexão e saberes docentes. Os instrumentos de pesquisa que mais se destacaram nos estudos foram: notas dos diários de campo e diários reflexivos, questionários, entrevistas semiestruturadas, narrativas produzidas pelos professores-pesquisadores, documentos, materiais produzidos pelo público-alvo das pesquisas, observação participante, registro de áudio, vídeo e fotografia. Os resultados indicam que a pesquisa colaborativa para a Educação Física Escolar contribui de forma significativa para o desenvolvimento da docência e para ampliação das práticas pedagógicas, pois este tipo de pesquisa se constitui de práticas que facilitam, inovam e dão suporte para os docentes tanto da escola quanto da universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20367_TB6825_20062023212340.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIARA PINTO" "autor_nome_curto" => "Naiara" "autor_email" => "npmesquita@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99830 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6825 "inscrito_id" => 20367 "titulo" => "A PESQUISA COLABORATIVA E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTADO DA ARTE." "resumo" => "A pesquisa colaborativa e toda sua estrutura tem um importante potencial de melhorias para o desenvolvimento profissional na Educação Física Escolar (EFE). Este tipo de pesquisa implica na realização de processos de investigação desenvolvidos por grupos, com o propósito de compartilhamento de saberes que são produzidos pelos próprios autores envolvidos na pesquisa. Assim o objetivo desse estudo foi identificar através de um estado da arte, se a pesquisa colaborativa em Educação Física Escolar tem crescido no decorrer dos últimos anos e quais suas contribuições para a área. A pesquisa de abordagem qualitativa, foi desenvolvida metodologicamente como um estado da arte. Fizemos a busca em três plataformas: Google acadêmico, Scielo e CAPES. Foram identificados 33 artigos de pesquisa colaborativa em Educação Física, desenvolvidos entre os anos de 2017 a 2023. Os resultados indicam uma ampliação desta abordagem de pesquisa nos últimos anos. As temáticas principais propostas pelos trabalhos abordam: formação continuada, narrativas, percepção de professores e alunos sobre a EF, reflexão e saberes docentes. Os instrumentos de pesquisa que mais se destacaram nos estudos foram: notas dos diários de campo e diários reflexivos, questionários, entrevistas semiestruturadas, narrativas produzidas pelos professores-pesquisadores, documentos, materiais produzidos pelo público-alvo das pesquisas, observação participante, registro de áudio, vídeo e fotografia. Os resultados indicam que a pesquisa colaborativa para a Educação Física Escolar contribui de forma significativa para o desenvolvimento da docência e para ampliação das práticas pedagógicas, pois este tipo de pesquisa se constitui de práticas que facilitam, inovam e dão suporte para os docentes tanto da escola quanto da universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID20367_TB6825_20062023212340.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NAIARA PINTO" "autor_nome_curto" => "Naiara" "autor_email" => "npmesquita@yahoo.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }