O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO DE CASO
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Portanto, este texto reflete sobre os conceitos que balizam a Educação Especial na perspectiva inclusiva, considerando a realidade do ensino básico, técnico e tecnológico e como estes podem contribuir na prática docente através das vivências e reflexões sobre: as adaptações curriculares de pequeno e grande porte; a eliminação de barreiras atitudinais que dificultam a inclusão educacional dos discentes e o desenvolvimento da acessibilidade afetiva que corrobora para o comportamento intrapessoal e para a permanência e êxito dos mesmos. Com isso, o processo metodológico do trabalho é caracterizado por analisar o papel e impacto de monitoria acadêmica, coordenada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas que atua no acompanhamento, inclusão e mediação dos alunos com diferentes demandas de aprendizagem. Os mediadores, enquanto estudantes-aprendizes e futuros professores, são acompanhados por meio de orientação acadêmica dos servidores responsáveis pelo setor. 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