A perspectiva inclusiva na educação tem por finalidade proporcionar o acesso dos estudantes com deficiências e necessidades específicas à educação de qualidade que visa o desenvolvimento de suas potencialidades. Para tanto, a participação dos referidos discentes no ambiente escolar deve ser mediada por: adaptações curriculares significativas, eliminação de barreiras ambientais e atitudinais, dentre outras intervenções. A inclusão no contexto escolar ainda enfrenta obstáculos e, para ultrapassá-los, faz-se necessário investir, dentre outros aspectos, nas práticas docentes que promovam a construção do conhecimento de todos os cidadãos, cujo direito à educação escolar deve ser garantido. Portanto, este texto reflete sobre os conceitos que balizam a Educação Especial na perspectiva inclusiva, considerando a realidade do ensino básico, técnico e tecnológico e como estes podem contribuir na prática docente através das vivências e reflexões sobre: as adaptações curriculares de pequeno e grande porte; a eliminação de barreiras atitudinais que dificultam a inclusão educacional dos discentes e o desenvolvimento da acessibilidade afetiva que corrobora para o comportamento intrapessoal e para a permanência e êxito dos mesmos. Com isso, o processo metodológico do trabalho é caracterizado por analisar o papel e impacto de monitoria acadêmica, coordenada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas que atua no acompanhamento, inclusão e mediação dos alunos com diferentes demandas de aprendizagem. Os mediadores, enquanto estudantes-aprendizes e futuros professores, são acompanhados por meio de orientação acadêmica dos servidores responsáveis pelo setor. Através de vivências, estudos e relatos, foi possível observar que as adaptações curriculares e de materiais didáticos fazem com que o ensino, em particular o ensino de Química - tendo em vista o curso destes licenciandos - seja repensado de forma a incluir as múltiplas formas de se perceber o mundo, contribuindo assim para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem.