Na metodologia ativa de ensino são utilizados meios diferentes, para prender a atenção dos estudantes, tais como jogos, vídeos, além de outras estratégias didáticas. O presente trabalho consiste em um relato de experiência referente ao acompanhamento e aplicação de mapas mentais na Disciplina de Imunologia, ministrada para alunos de Ciências Biológicas durante o semestre 2022.2. Será descrito nesse trabalho, o uso de mapa mentais, como o intuito de demonstrar como uma metodologia ativa pode influenciar no aprendizado e na fixação do conhecimento do aluno. A Imunologia, trata de assuntos como o funcionamento do sistema imune e como são adotadas estratégias para defender o nosso corpo de agentes infecciosos. Para a execução da atividade a turma foi dividida em equipes e foram distribuídos pincéis e cartolinas para a confecção dos mapas. Um tema foi sugerido por grupo, sendo determinado um tempo para o desenvolvimento dos mapas, todas as ações foram apoiadas pelos monitores. Em seguida, cada equipe apresentou o seu respectivo mapa para os colegas de sala, explicando as relações estabelecidas e sanando as dúvidas que surgiam durante a apresentação. Foi constatado que os alunos ficaram bastante focados no estudo para a produção dos mapas e para a apresentação em sala. Analisando as apresentações ficou claro que a ideia de utilizar uma metodologia diferente, como produzir mapas mentais, foi bem construtiva para os alunos, além de melhor fixar o conhecimento sobre o conteúdo. Com o aprendizado adquirido a partir da confecção dos mapas, os alunos se sentiram seguros para repassar o conteúdo para os colegas. Concluindo-se que a utilização dessa metodologia impactou positivamente os alunos, comprovado pelo envolvimento dos mesmos com essa maneira diferente de fazer uma revisão do conteúdo. Portanto, é recomendado o uso de metodologias ativas como forma de diversificar as aulas, já que incentiva a participação do aluno.