UMA ANÁLISE EX POST FACTO SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96892 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2970 "inscrito_id" => 14211 "titulo" => "UMA ANÁLISE EX POST FACTO SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO" "resumo" => "O presente estudo traz uma análise preliminar da tese de doutorado5 de um dos autores dessa pesquisa, e objetiva analisar os impactos iniciais da Pandemia da Covid-19 sobre o desempenho de Instituições de Ensino Superior (IES) atinentes aos cursos de pós-graduação (stricto sensu) no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada na revisão bibliográfica e na análise documental, dialogando com dados colhidos nos Anuários Estatísticos da UFC, compreendendo o período de 2018 e 2019 (período pré-pandêmico) e 2020 e 2021 (período pandêmico). A pesquisa apontou que esses cursos foram impactados negativamente pela pandemia, com o Mestrado apresentando uma redução de 6% no número de alunos matriculados; e redução de 3% nos alunos concludentes, resultando na diminuição de 3% na oferta de vagas. Ademais, também houve redução de 12% no número de bolsas concedidas. Concernente ao Doutorado, o número de alunos matriculados sofreu um incremento de 3%; redução de 23% nos alunos concludentes; incremento de 4% na oferta de vagas e redução de 6% no número de bolsas concedidas. Tangente às produções intelectuais ocorridas durante este período de análise, observa-se que houve um incremento de 4% na publicação de artigos em periódicos; redução de 7% na produção de livros e/ou capítulos de livros; e redução de 57% em trabalhos apresentados em congressos científicos. Concluiu-se que a Pandemia da Covid-19 comprometeu significativamente os índices de desempenho dessa universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14211_TB2970_22052023105402.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE FÁTIMA MUNIZ" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "ritamunizjijoca@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96892 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2970 "inscrito_id" => 14211 "titulo" => "UMA ANÁLISE EX POST FACTO SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NA PÓS-GRADUAÇÃO" "resumo" => "O presente estudo traz uma análise preliminar da tese de doutorado5 de um dos autores dessa pesquisa, e objetiva analisar os impactos iniciais da Pandemia da Covid-19 sobre o desempenho de Instituições de Ensino Superior (IES) atinentes aos cursos de pós-graduação (stricto sensu) no âmbito da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa apoiada na revisão bibliográfica e na análise documental, dialogando com dados colhidos nos Anuários Estatísticos da UFC, compreendendo o período de 2018 e 2019 (período pré-pandêmico) e 2020 e 2021 (período pandêmico). A pesquisa apontou que esses cursos foram impactados negativamente pela pandemia, com o Mestrado apresentando uma redução de 6% no número de alunos matriculados; e redução de 3% nos alunos concludentes, resultando na diminuição de 3% na oferta de vagas. Ademais, também houve redução de 12% no número de bolsas concedidas. Concernente ao Doutorado, o número de alunos matriculados sofreu um incremento de 3%; redução de 23% nos alunos concludentes; incremento de 4% na oferta de vagas e redução de 6% no número de bolsas concedidas. Tangente às produções intelectuais ocorridas durante este período de análise, observa-se que houve um incremento de 4% na publicação de artigos em periódicos; redução de 7% na produção de livros e/ou capítulos de livros; e redução de 57% em trabalhos apresentados em congressos científicos. Concluiu-se que a Pandemia da Covid-19 comprometeu significativamente os índices de desempenho dessa universidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID14211_TB2970_22052023105402.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE FÁTIMA MUNIZ" "autor_nome_curto" => "RITA" "autor_email" => "ritamunizjijoca@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }