A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A PRÁTICA DOCENTE EM QUÍMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99121 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5892 "inscrito_id" => 21201 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A PRÁTICA DOCENTE EM QUÍMICA" "resumo" => "O presente texto tem como objetivo apresentar as analises e as reflexões acerca das contribuições do programa residência pedagógica na formação de professores de química, com ênfase na melhoria da prática docente e na construção da identidade profissional durante o programa. Realizamos uma abordagem sobre os obstáculos enfrentados durante esse processo, como a falta de recursos nas escolas, as lacunas na formação dos professores, bem como a importância da pratica docente e do residência pedagógica. Destacamos que o programa de residência pedagógica desempenha um papel importante ao proporcionar aos residentes a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar, acompanhar as rotinas dos professores e interagir diretamente com os alunos. Além disso, os residentes participam de treinamentos que promovem a reflexão crítica e a atenção no processo ensino-aprendizagem. Os resultados deste estudo indicam que o programa tem sido muito eficaz na formação de professores de química. Visto que, a vivência em ambiente escolar contribui para o aprimoramento das práticas pedagógicas e a construção da identidade profissional dos residentes, permitindo que reflitam sobre o seu papel de educadores e sobre a articulação entre teoria e pratica no ensino da disciplina de química, visando superar os diversos desafios enfrentados diariamente no ensino dessa disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21201_TB5892_13082023043302.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA SANTOS MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA MARTINS" "autor_email" => "leticia.martinssilva@ufpe" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99121 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5892 "inscrito_id" => 21201 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A PRÁTICA DOCENTE EM QUÍMICA" "resumo" => "O presente texto tem como objetivo apresentar as analises e as reflexões acerca das contribuições do programa residência pedagógica na formação de professores de química, com ênfase na melhoria da prática docente e na construção da identidade profissional durante o programa. Realizamos uma abordagem sobre os obstáculos enfrentados durante esse processo, como a falta de recursos nas escolas, as lacunas na formação dos professores, bem como a importância da pratica docente e do residência pedagógica. Destacamos que o programa de residência pedagógica desempenha um papel importante ao proporcionar aos residentes a oportunidade de vivenciar o ambiente escolar, acompanhar as rotinas dos professores e interagir diretamente com os alunos. Além disso, os residentes participam de treinamentos que promovem a reflexão crítica e a atenção no processo ensino-aprendizagem. Os resultados deste estudo indicam que o programa tem sido muito eficaz na formação de professores de química. Visto que, a vivência em ambiente escolar contribui para o aprimoramento das práticas pedagógicas e a construção da identidade profissional dos residentes, permitindo que reflitam sobre o seu papel de educadores e sobre a articulação entre teoria e pratica no ensino da disciplina de química, visando superar os diversos desafios enfrentados diariamente no ensino dessa disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21201_TB5892_13082023043302.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETÍCIA SANTOS MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LETÍCIA MARTINS" "autor_email" => "leticia.martinssilva@ufpe" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }