LETRAMENTO CIENTÍFICO E PROMOÇÃO DA CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PRESENTES NOS ANAIS DO ENPEC
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97967 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4417 "inscrito_id" => 17340 "titulo" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO E PROMOÇÃO DA CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PRESENTES NOS ANAIS DO ENPEC" "resumo" => "Em perspectiva teórica o letramento científico é comumente vinculado à promoção da cidadania, da democracia e da justiça social. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar os arranjos teórico-metodológicos das práticas em ensino de ciências que estabelecem o letramento científico como uma via para a promoção desses elementos. Realizamos um levantamento bibliográfico nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências - ENPEC (2007-2021). A filtragem dos trabalhos se deu em três fases: (1) busca nos títulos, resumos e palavras-chave dos termos “cidadania”, “cidadã”, “democracia”, “democrata” e “justiça”; (2) leitura dos resumos; (3) leitura completa do trabalho. Como resultados observamos que são escassos os trabalhos que vinculam dois ou mais termos-chave da pesquisa nos objetivos principais de uma prática pedagógica. Encontramos apenas seis trabalhos com arranjos teórico-metodológicos que se orientam pelo objetivo de articular o letramento científico com a promoção da cidadania, tendo esta como objetivo principal [e não secundário] do ensino de ciências. No ensino fundamental I ocorreram três trabalhos, no ensino médio dois e, no ensino superior apenas um. As abordagens pedagógicas se estruturaram em torno do uso de um ou mais dos sete referenciais a seguir: perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (3); Problemática socioambiental (2); Dinâmica dos três momentos pedagógicos (1); Questão sociocientífica (1); Tema gerador (1); Eixos estruturantes da alfabetização científica (1); Ilhas de racionalidade (1). Nesses trabalhos, houve indicadores da promoção de elementos do letramento científico e de valores da cidadania, democracia e justiça social. Como contraponto, indicou-se a necessidade de uma formação de professores de ciências mais compromissada com a sociedade democrática e as causas sociais. Concluímos que as relações entre letramento científico e educação para cidadania, democracia e justiça social precisam ser mais exploradas ao nível da prática pedagógica e que, os trabalhos apresentados mostram boas perspectivas dos arranjos teórico-metodológicos utilizados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID17340_TB4417_02102023204823.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSIANE DA SILVA NERY" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "m.josianne@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97967 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4417 "inscrito_id" => 17340 "titulo" => "LETRAMENTO CIENTÍFICO E PROMOÇÃO DA CIDADANIA, DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PRESENTES NOS ANAIS DO ENPEC" "resumo" => "Em perspectiva teórica o letramento científico é comumente vinculado à promoção da cidadania, da democracia e da justiça social. Assim, o objetivo deste trabalho foi investigar os arranjos teórico-metodológicos das práticas em ensino de ciências que estabelecem o letramento científico como uma via para a promoção desses elementos. Realizamos um levantamento bibliográfico nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa e Ensino de Ciências - ENPEC (2007-2021). A filtragem dos trabalhos se deu em três fases: (1) busca nos títulos, resumos e palavras-chave dos termos “cidadania”, “cidadã”, “democracia”, “democrata” e “justiça”; (2) leitura dos resumos; (3) leitura completa do trabalho. Como resultados observamos que são escassos os trabalhos que vinculam dois ou mais termos-chave da pesquisa nos objetivos principais de uma prática pedagógica. Encontramos apenas seis trabalhos com arranjos teórico-metodológicos que se orientam pelo objetivo de articular o letramento científico com a promoção da cidadania, tendo esta como objetivo principal [e não secundário] do ensino de ciências. No ensino fundamental I ocorreram três trabalhos, no ensino médio dois e, no ensino superior apenas um. As abordagens pedagógicas se estruturaram em torno do uso de um ou mais dos sete referenciais a seguir: perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (3); Problemática socioambiental (2); Dinâmica dos três momentos pedagógicos (1); Questão sociocientífica (1); Tema gerador (1); Eixos estruturantes da alfabetização científica (1); Ilhas de racionalidade (1). Nesses trabalhos, houve indicadores da promoção de elementos do letramento científico e de valores da cidadania, democracia e justiça social. Como contraponto, indicou-se a necessidade de uma formação de professores de ciências mais compromissada com a sociedade democrática e as causas sociais. Concluímos que as relações entre letramento científico e educação para cidadania, democracia e justiça social precisam ser mais exploradas ao nível da prática pedagógica e que, os trabalhos apresentados mostram boas perspectivas dos arranjos teórico-metodológicos utilizados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID17340_TB4417_02102023204823.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSIANE DA SILVA NERY" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "m.josianne@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }