ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM UM COLÉGIO DE APLICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96242 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2092 "inscrito_id" => 12215 "titulo" => "ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM UM COLÉGIO DE APLICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ" "resumo" => "Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são considerados pela legislação como sujeitos em processo de construção de conhecimento que apresentam notório desempenho e potencialidades em diferentes áreas do conhecimento, podendo ser estas áreas combinadas ou isoladas. A convicção sustentada pelo senso comum que estes sujeitos não necessitam de Atendimento Educacional Especializado, ainda é uma realidade na concepção coletiva da sociedade e dos espaços escolares. Autores contemporâneos refletem sobre a necessidade de práticas pedagógicas que auxiliem na identificação, encaminhamento para profissionais especializados e adaptação curricular, a fim de que estes alunos tenham atendimento adequado com vistas a diminuição de conflitos e estigmas como prevê a legislação atual. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo identificar e compreender práticas pedagógicas que auxiliam na inclusão escolar e promoção social de alunos com AH/SD, contextualizando com a historicidade da Educação Especial no Brasil, metodologias e práticas para identificação desses alunos. O estudo teve abordagem quali-quantitativa, sendo o questionário digital o instrumento utilizado para a construção de dados. Participaram do estudo professores dos anos iniciais do ensino fundamental, profissionais que atuam na sala de recursos e estagiários do projeto de inclusão de um Colégio de Aplicação localizado no município de Campos dos Goytacazes, RJ. Os participantes da pesquisa foram informados sobre a natureza do estudo e aqueles que concordaram com o estudo assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, de modo a manter as normas éticas em pesquisa e o anonimato dos participantes. A análise dos dados foi realizada através do método de análise de conteúdo. Os dados preliminares evidenciam que as práticas pedagógicas apresentam fragilidade na identificação e atendimento adequado aos alunos com AH/SD. Sendo assim, torna-se fundamental o desenvolvimento de estratégias de inclusão e/ou promoção social destes alunos de modo a contribuir efetivamente no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12215_TB2092_04052023170422.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS TAVARES RANGEL" "autor_nome_curto" => "Marcus Vinicius" "autor_email" => "mrangelpedagogo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT (ISEPAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96242 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2092 "inscrito_id" => 12215 "titulo" => "ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO CONTEXTO ESCOLAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS EM UM COLÉGIO DE APLICAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, RJ" "resumo" => "Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) são considerados pela legislação como sujeitos em processo de construção de conhecimento que apresentam notório desempenho e potencialidades em diferentes áreas do conhecimento, podendo ser estas áreas combinadas ou isoladas. A convicção sustentada pelo senso comum que estes sujeitos não necessitam de Atendimento Educacional Especializado, ainda é uma realidade na concepção coletiva da sociedade e dos espaços escolares. Autores contemporâneos refletem sobre a necessidade de práticas pedagógicas que auxiliem na identificação, encaminhamento para profissionais especializados e adaptação curricular, a fim de que estes alunos tenham atendimento adequado com vistas a diminuição de conflitos e estigmas como prevê a legislação atual. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivo identificar e compreender práticas pedagógicas que auxiliam na inclusão escolar e promoção social de alunos com AH/SD, contextualizando com a historicidade da Educação Especial no Brasil, metodologias e práticas para identificação desses alunos. O estudo teve abordagem quali-quantitativa, sendo o questionário digital o instrumento utilizado para a construção de dados. Participaram do estudo professores dos anos iniciais do ensino fundamental, profissionais que atuam na sala de recursos e estagiários do projeto de inclusão de um Colégio de Aplicação localizado no município de Campos dos Goytacazes, RJ. Os participantes da pesquisa foram informados sobre a natureza do estudo e aqueles que concordaram com o estudo assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, de modo a manter as normas éticas em pesquisa e o anonimato dos participantes. A análise dos dados foi realizada através do método de análise de conteúdo. Os dados preliminares evidenciam que as práticas pedagógicas apresentam fragilidade na identificação e atendimento adequado aos alunos com AH/SD. Sendo assim, torna-se fundamental o desenvolvimento de estratégias de inclusão e/ou promoção social destes alunos de modo a contribuir efetivamente no processo de ensino e aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12215_TB2092_04052023170422.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VINICIUS TAVARES RANGEL" "autor_nome_curto" => "Marcus Vinicius" "autor_email" => "mrangelpedagogo@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT (ISEPAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }