Esta pesquisa tem como tema a coordenação pedagógica e o trabalho docente. O objetivo geral é refletir sobre a coordenação pedagógica e os impactos no trabalho docente, como ação coletiva sobre a prática pedagógica. A problemática do estudo delineia-se em: qual a relação de (des) envolvimento da coordenação pedagógica com o trabalho docente? Trata-se de uma investigação com revisão bibliográfica e pesquisa de campo de cunho qualitativo, no qual há o aprofundamento no mundo dos significados, das ações e relações humanas, trabalhando com crenças, valores e atitudes no contexto que se inicia com o envolvimento dos docentes nos espaços de coordenação pedagógica e no impacto desse envolvimento no processo de desenvolvimento profissional docente. Para a coleta de dados, foi utilizado como instrumento o questionário para professores e coordenadores pedagógicos da rede pública do Distrito Federal. A fundamentação teórica encontra-se amparada em legislações da Secretaria de Educação do Distrito Federal, bem como autores que tratam do trabalho docente e coordenação pedagógica, como Vasconcellos (2019), Saviani (2013), Tardif e Lessard (2014), Pimenta (1999), Franco (2012), Dantas (2007), entre outros. Os resultados mostram que a relação entre a coordenação pedagógica e o trabalho docente é fundamental, pois a coordenação pedagógica atua como uma ponte entre a equipe gestora da escola e os professores, em ações muito além do planejamento de ensino. Através do diálogo e da escuta atenta, a coordenação pedagógica identifica as necessidades e demandas dos docentes em relação ao processo educativo, propondo ações e soluções que possam contribuir para a melhoria do ensino.