COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE (DES) ENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98514 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5111 "inscrito_id" => 20328 "titulo" => "COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE (DES) ENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE" "resumo" => "Esta pesquisa tem como tema a coordenação pedagógica e o trabalho docente. O objetivo geral é refletir sobre a coordenação pedagógica e os impactos no trabalho docente, como ação coletiva sobre a prática pedagógica. A problemática do estudo delineia-se em: qual a relação de (des) envolvimento da coordenação pedagógica com o trabalho docente? Trata-se de uma investigação com revisão bibliográfica e pesquisa de campo de cunho qualitativo, no qual há o aprofundamento no mundo dos significados, das ações e relações humanas, trabalhando com crenças, valores e atitudes no contexto que se inicia com o envolvimento dos docentes nos espaços de coordenação pedagógica e no impacto desse envolvimento no processo de desenvolvimento profissional docente. Para a coleta de dados, foi utilizado como instrumento o questionário para professores e coordenadores pedagógicos da rede pública do Distrito Federal. A fundamentação teórica encontra-se amparada em legislações da Secretaria de Educação do Distrito Federal, bem como autores que tratam do trabalho docente e coordenação pedagógica, como Vasconcellos (2019), Saviani (2013), Tardif e Lessard (2014), Pimenta (1999), Franco (2012), Dantas (2007), entre outros. Os resultados mostram que a relação entre a coordenação pedagógica e o trabalho docente é fundamental, pois a coordenação pedagógica atua como uma ponte entre a equipe gestora da escola e os professores, em ações muito além do planejamento de ensino. Através do diálogo e da escuta atenta, a coordenação pedagógica identifica as necessidades e demandas dos docentes em relação ao processo educativo, propondo ações e soluções que possam contribuir para a melhoria do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20328_TB5111_27102023082423.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADRIANO FERREIR" "autor_email" => "adrianoferreira@edu.se.df" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98514 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5111 "inscrito_id" => 20328 "titulo" => "COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE (DES) ENVOLVIMENTO DO TRABALHO DOCENTE" "resumo" => "Esta pesquisa tem como tema a coordenação pedagógica e o trabalho docente. O objetivo geral é refletir sobre a coordenação pedagógica e os impactos no trabalho docente, como ação coletiva sobre a prática pedagógica. A problemática do estudo delineia-se em: qual a relação de (des) envolvimento da coordenação pedagógica com o trabalho docente? Trata-se de uma investigação com revisão bibliográfica e pesquisa de campo de cunho qualitativo, no qual há o aprofundamento no mundo dos significados, das ações e relações humanas, trabalhando com crenças, valores e atitudes no contexto que se inicia com o envolvimento dos docentes nos espaços de coordenação pedagógica e no impacto desse envolvimento no processo de desenvolvimento profissional docente. Para a coleta de dados, foi utilizado como instrumento o questionário para professores e coordenadores pedagógicos da rede pública do Distrito Federal. A fundamentação teórica encontra-se amparada em legislações da Secretaria de Educação do Distrito Federal, bem como autores que tratam do trabalho docente e coordenação pedagógica, como Vasconcellos (2019), Saviani (2013), Tardif e Lessard (2014), Pimenta (1999), Franco (2012), Dantas (2007), entre outros. Os resultados mostram que a relação entre a coordenação pedagógica e o trabalho docente é fundamental, pois a coordenação pedagógica atua como uma ponte entre a equipe gestora da escola e os professores, em ações muito além do planejamento de ensino. Através do diálogo e da escuta atenta, a coordenação pedagógica identifica as necessidades e demandas dos docentes em relação ao processo educativo, propondo ações e soluções que possam contribuir para a melhoria do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20328_TB5111_27102023082423.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADRIANO FERREIR" "autor_email" => "adrianoferreira@edu.se.df" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }