A reflexão a partir da necessidade de que a escola precisa compreender que a interação entre leitor e autor é muito significativa contribui para o processo de aquisição e aprimoramento da leitura. Essa percepção proporciona a efetivação de um diálogo entre dois mundos muito diferentes, o de quem produz, escreve, cria; e o de quem recebe e aprende algo com a mensagem veiculada. Para que isso aconteça, a rede municipal de Diamante -PB está executando atividades de leitura e escrita por meio de um projeto de leitura, o qual contempla oficinas metodológicas desenvolvidas na educação infantil e ensino fundamental. Essa proposta de trabalho busca despertar um envolvimento com este mundo imaginário que em alguns momentos se torna tão real na mente do leitor que se deixa contagiar pelo fantástico mundo da leitura. Nesse sentido, os gêneros textuais são grandes aliados para a intensificação de práticas metodológicas pautadas na pedagogia de projeto, pois elaborar estratégias de leitura que favoreçam ao aluno continuar a interagir com o mundo fantástico das descobertas por meio da leitura de textos literários e não literários é estimular o estudante aprender a aprender. Diante disso, esse artigo tem como objetivo apresentar aos docentes da educação infantil e ensino fundamental uma metodologia desenvolvida por meio de oficinas de leitura e escrita, usando ludicidade e interação. Para o aprofundamento desse relato, utilizamos como referencial teórico BNCC (1997), Cunha (1997), Marcuschi (2002), Cosson (2011). Essa ação tem apresentado resultados positivos para os estudantes envolvidos, pois intensificou o desenvolvimento de habilidades e competências nas áreas do conhecimento com a prática da interdisciplinaridade e a interação com variadas fontes de informações proporcionadas pela leitura e ratificada nas produções textuais realizadas durante a execução das oficinas metodológicas.