A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA FÍSICA NA PRÁTICA: UMA INICIATIVA DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DO GRUPO DE AFINIDADE WIE IEEE-IFBA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98847 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5545 "inscrito_id" => 19640 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA FÍSICA NA PRÁTICA: UMA INICIATIVA DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DO GRUPO DE AFINIDADE WIE IEEE-IFBA" "resumo" => "O estudo explora a importância do ensino da Física na formação acadêmica e no desenvolvimento de habilidades, ressaltando a relevância de proporcionar aos alunos a oportunidade de colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula, por meio de atividades experimentais e projetos relacionados à Física. Nesse contexto, é apresentada uma iniciativa promovida pelo Grupo de Afinidade WIE IEEE-IFBA, que tem como objetivo incentivar a participação cidadã dos estudantes nessa área. A metodologia de revisão bibliográfica foi utilizada para a realização da síntese e análise de estudos existentes sobre o ensino de física em escolas públicas, quanto à abordagem a pesquisa se classifica em quali-quantitativa. Nesse contexto, a metodologia foi aplicada para investigar a eficácia do uso de aulas práticas e teóricas no ensino de física em uma escola municipal, através do feedback dos discentes da instituição e uma apresentação realizada com o aprendizado dos alunos durante o período de culminância do projeto. Dessa forma, observou-se que as práticas de ensino realizadas resultaram no incentivo dos alunos de nível básico para o progresso de aprendizagem na área, bem como demonstraram a carência local em novas metodologias de ensino, suporte financeiro e práticas estratégicas para o encorajamento à permanência e consistência acadêmica. Assim, nota-se a relevância do ambiente laboratorial no ensino de física para a formação do estudante em meio ao contexto de fortalecimento da capacidade de tomadas de decisões coerentes sobre seu futuro profissional e acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19640_TB5545_20062023112437.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE FRANCINE BRITO MUNIZ" "autor_nome_curto" => "GISELLE MUNIZ" "autor_email" => "gisellemuniz16@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98847 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5545 "inscrito_id" => 19640 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA FÍSICA NA PRÁTICA: UMA INICIATIVA DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DO GRUPO DE AFINIDADE WIE IEEE-IFBA" "resumo" => "O estudo explora a importância do ensino da Física na formação acadêmica e no desenvolvimento de habilidades, ressaltando a relevância de proporcionar aos alunos a oportunidade de colocar em prática os conceitos aprendidos em sala de aula, por meio de atividades experimentais e projetos relacionados à Física. Nesse contexto, é apresentada uma iniciativa promovida pelo Grupo de Afinidade WIE IEEE-IFBA, que tem como objetivo incentivar a participação cidadã dos estudantes nessa área. A metodologia de revisão bibliográfica foi utilizada para a realização da síntese e análise de estudos existentes sobre o ensino de física em escolas públicas, quanto à abordagem a pesquisa se classifica em quali-quantitativa. Nesse contexto, a metodologia foi aplicada para investigar a eficácia do uso de aulas práticas e teóricas no ensino de física em uma escola municipal, através do feedback dos discentes da instituição e uma apresentação realizada com o aprendizado dos alunos durante o período de culminância do projeto. Dessa forma, observou-se que as práticas de ensino realizadas resultaram no incentivo dos alunos de nível básico para o progresso de aprendizagem na área, bem como demonstraram a carência local em novas metodologias de ensino, suporte financeiro e práticas estratégicas para o encorajamento à permanência e consistência acadêmica. Assim, nota-se a relevância do ambiente laboratorial no ensino de física para a formação do estudante em meio ao contexto de fortalecimento da capacidade de tomadas de decisões coerentes sobre seu futuro profissional e acadêmico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19640_TB5545_20062023112437.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELLE FRANCINE BRITO MUNIZ" "autor_nome_curto" => "GISELLE MUNIZ" "autor_email" => "gisellemuniz16@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }