Acessibilidade comunicacional para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) refere-se a oferta de recursos, atividades e estratégias que promovam a independência e autonomia, aos indivíduos que necessitam de suportes específicos para se comunicar, tendo como um de seus recursos a Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA). A CAA é uma subárea da Tecnologia Assistiva (TA), que auxilia na diminuição das barreiras e dificuldades existentes nas pessoas com necessidades complexas de comunicação, como é o caso de muitos estudantes com TEA. Nesse sentido, este artigo trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo exploratório, originado das vivências no projeto de extensão “O uso da Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) para promoção da acessibilidade comunicacional em crianças com TEA no Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas”, da Universidade Federal de Pernambuco, entre 2022-2023, tendo como público-alvo 10 crianças com autismo, 20 pais/cuidadores das crianças, 4 docentes e 1 professora do Atendimento Educacional Especializado. Metodologicamente, foram realizadas observações não participantes, das crianças com TEA, com registro em diário de campo, análise da acessibilidade comunicacional do espaço físico e entrevista semiestruturada com os professores. A partir das observações foram propostas sinalização dos espaços, confecção de rotinas visuais, dentre outras ações, de modo a facilitar a compreensão e participação dos estudantes. Analisando-se o conteúdo das entrevistas e do diário de campo, constatou-se a necessidade de garantir a acessibilidade comunicacional no contexto escolar a partir do uso da CAA e orientações aos docentes, uma vez que foi observada a carência de mecanismos para suprir tal demanda. Dessa forma, promover o desenvolvimento da comunicação das crianças com TEA por meio do uso de ferramentas da CAA e instrumentalizar os docentes da educação infantil, estimula o desenvolvimento da interação sócio-comunicativa, contribui no processo de aprendizagem e promove a educação inclusiva e equitativa.