A INFLUÊNCIA DA INFRAESTRUTURA NO APRENDIZADO: UM ESTUDO DE CASO DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO LARGO/AL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98354 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4910 "inscrito_id" => 20199 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA INFRAESTRUTURA NO APRENDIZADO: UM ESTUDO DE CASO DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO LARGO/AL" "resumo" => "No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem, é fundamental considerar os diversos fatores envolvidos, dentre esses estão as políticas de infraestrutura escolar, uma vez que o ambiente educacional também é um recurso para o aprendizado. Nesse sentido, este trabalho aborda a importância da infraestrutura das escolas no município de Rio Largo, em Alagoas, destacando sua situação de conservação e preservação, discutindo a influência do ambiente escolar para o aprendizado dos alunos. A pesquisa tem como objetivo avaliar a qualidade da infraestrutura das escolas, identificando possíveis deficiências estruturais, propondo medidas para melhorias, sobretudo, visa refletir acerca da influência da infraestrutura escolar para o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, à luz de autores como: Costa (2017), Hanushek (2013), Berliner (2015) e Levy (2004), utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa, baseada em visitas às escolas, entrevistas com gestores e professores e aplicação de questionários aos alunos, enfim, com todos os representantes da comunidade escolar de algumas instituições escolares selecionadas a priori a partir de alguns critérios, a exemplo de unidades escolares que ofertem a educação infantil, dentro outros. Com esses procedimentos e técnicas de pesquisa, a investigação coletou dados sobre a situação atual da infraestrutura escolar em Rio Largo. Portanto, o estudo, embasado na análise dos resultados, evidencia uma avaliação da influência da infraestrutura escolar no aprendizado dos estudantes, além de fornecer subsídios para a proposição de medidas de melhoria." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20199_TB4910_11112023133303.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYSSA MARQUES LAURENTINO" "autor_nome_curto" => "RAYSSA MARQUES" "autor_email" => "eng.rayssamarques@outlook" "autor_ies" => "FACULDADE PITÁGORAS DE MACEIÓ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98354 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4910 "inscrito_id" => 20199 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA INFRAESTRUTURA NO APRENDIZADO: UM ESTUDO DE CASO DE ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DE RIO LARGO/AL" "resumo" => "No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem, é fundamental considerar os diversos fatores envolvidos, dentre esses estão as políticas de infraestrutura escolar, uma vez que o ambiente educacional também é um recurso para o aprendizado. Nesse sentido, este trabalho aborda a importância da infraestrutura das escolas no município de Rio Largo, em Alagoas, destacando sua situação de conservação e preservação, discutindo a influência do ambiente escolar para o aprendizado dos alunos. A pesquisa tem como objetivo avaliar a qualidade da infraestrutura das escolas, identificando possíveis deficiências estruturais, propondo medidas para melhorias, sobretudo, visa refletir acerca da influência da infraestrutura escolar para o processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, à luz de autores como: Costa (2017), Hanushek (2013), Berliner (2015) e Levy (2004), utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa, baseada em visitas às escolas, entrevistas com gestores e professores e aplicação de questionários aos alunos, enfim, com todos os representantes da comunidade escolar de algumas instituições escolares selecionadas a priori a partir de alguns critérios, a exemplo de unidades escolares que ofertem a educação infantil, dentro outros. Com esses procedimentos e técnicas de pesquisa, a investigação coletou dados sobre a situação atual da infraestrutura escolar em Rio Largo. Portanto, o estudo, embasado na análise dos resultados, evidencia uma avaliação da influência da infraestrutura escolar no aprendizado dos estudantes, além de fornecer subsídios para a proposição de medidas de melhoria." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID20199_TB4910_11112023133303.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYSSA MARQUES LAURENTINO" "autor_nome_curto" => "RAYSSA MARQUES" "autor_email" => "eng.rayssamarques@outlook" "autor_ies" => "FACULDADE PITÁGORAS DE MACEIÓ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }