IMPACTOS DA CULTURA MAKER E ROBÓTICA EDUCACIONAL NO LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96292 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2152 "inscrito_id" => 13185 "titulo" => "IMPACTOS DA CULTURA MAKER E ROBÓTICA EDUCACIONAL NO LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A Cultura Maker é, especificamente quando usada como metodologia de ensino, o exercício do protagonismo do discente na resolução das problemáticas em sala. Essa prática possibilita que o aluno tenha uma ação sobre a construção do seu conhecimento, tento em vista que o conhecimento consolida-se a partir desta interação. Nesse sentido, atrelado com a robótica educacional, o objetivo do trabalho é investigar quais os impactos que a confecção de protótipos utilizando Arduino terão no letramento científico de alunos dos anos final do Ensino Fundamental. O protótipo construído foi um medidor de consumo de energia elétrica em tempo real que, além do Arduino, utiliza o sensor não invasivo SCT-013. Esse sensor explora as propriedades magnéticas do circuito que ele é conectado, portanto, pode ser utilizado para demonstrar aos alunos conceitos que estão ligados a Física como: Indução magnética e Força eletromotriz induzida. Nesse protótipo ainda é usado o dispositivo Ethernet Shild que possibilitará o monitoramento do consumo através de uma Web Page. A razão da escolha desse protótipo está associada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo em vista que o usuário do dispositivo poderá racionalizar os seus gastos com energia elétrica. Após a realização do primeiro protótipo os alunos, além de mostrarem domínio sobre os conceitos, aprestaram o ímpeto de quere levar a tecnologia para as suas comunidades como forma de melhorar os seus cotidianos, tornando-os agentes de mudança da suas realidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13185_TB2152_19062023092252.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHAN JOSÉ DE MELO" "autor_nome_curto" => "JONATHAN" "autor_email" => "jonathanmelo8475@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96292 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2152 "inscrito_id" => 13185 "titulo" => "IMPACTOS DA CULTURA MAKER E ROBÓTICA EDUCACIONAL NO LETRAMENTO CIENTÍFICO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A Cultura Maker é, especificamente quando usada como metodologia de ensino, o exercício do protagonismo do discente na resolução das problemáticas em sala. Essa prática possibilita que o aluno tenha uma ação sobre a construção do seu conhecimento, tento em vista que o conhecimento consolida-se a partir desta interação. Nesse sentido, atrelado com a robótica educacional, o objetivo do trabalho é investigar quais os impactos que a confecção de protótipos utilizando Arduino terão no letramento científico de alunos dos anos final do Ensino Fundamental. O protótipo construído foi um medidor de consumo de energia elétrica em tempo real que, além do Arduino, utiliza o sensor não invasivo SCT-013. Esse sensor explora as propriedades magnéticas do circuito que ele é conectado, portanto, pode ser utilizado para demonstrar aos alunos conceitos que estão ligados a Física como: Indução magnética e Força eletromotriz induzida. Nesse protótipo ainda é usado o dispositivo Ethernet Shild que possibilitará o monitoramento do consumo através de uma Web Page. A razão da escolha desse protótipo está associada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo em vista que o usuário do dispositivo poderá racionalizar os seus gastos com energia elétrica. Após a realização do primeiro protótipo os alunos, além de mostrarem domínio sobre os conceitos, aprestaram o ímpeto de quere levar a tecnologia para as suas comunidades como forma de melhorar os seus cotidianos, tornando-os agentes de mudança da suas realidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID13185_TB2152_19062023092252.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHAN JOSÉ DE MELO" "autor_nome_curto" => "JONATHAN" "autor_email" => "jonathanmelo8475@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }