EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: O DRAMA DA PANDEMIA NAS ESCOLAS CEARENSES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95652 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1327 "inscrito_id" => 10790 "titulo" => "EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: O DRAMA DA PANDEMIA NAS ESCOLAS CEARENSES" "resumo" => "Neste trabalho refletimos sobre a experiência da educação pública cearense no decorrer da pandemia da covid-19 com o objetivo de analisar as problemáticas que perpassaram a escola e a atividade docente entre os anos de 2020-2022. Recorremos ao relato de experiências para agenciar nossas reflexões. Professores/as, estudantes, gestores/as e técnicos educacionais foram pegos desprevenidos pela pandemia. A despeito de parar de forma continuada as atividades escolares, as instituições públicas de ensino procuraram seguir uma agenda voltada para a implementação do ensino remoto e posteriormente da modalidade híbrida. Professores e formadores ensaiaram políticas de formação e de ensino implementadas no âmbito da Secretaria de Educação do Ceará, com o apoio das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação. Essas políticas permitiram a abertura das escolas a partir da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar. Essa abertura das escolas na modalidade remota e posteriormente híbrida, foi tema de muitas problemáticas e debates, especialmente a respeito da desigualdade de acesso aos recursos digitais por parte de estudantes e professores, bem como a formação de professores para atuar nestas modalidades de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10790_TB1327_08122023192540.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANDRADE ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCOS ANDRADE" "autor_email" => "marcosandradealves9@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95652 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1327 "inscrito_id" => 10790 "titulo" => "EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: O DRAMA DA PANDEMIA NAS ESCOLAS CEARENSES" "resumo" => "Neste trabalho refletimos sobre a experiência da educação pública cearense no decorrer da pandemia da covid-19 com o objetivo de analisar as problemáticas que perpassaram a escola e a atividade docente entre os anos de 2020-2022. Recorremos ao relato de experiências para agenciar nossas reflexões. Professores/as, estudantes, gestores/as e técnicos educacionais foram pegos desprevenidos pela pandemia. A despeito de parar de forma continuada as atividades escolares, as instituições públicas de ensino procuraram seguir uma agenda voltada para a implementação do ensino remoto e posteriormente da modalidade híbrida. Professores e formadores ensaiaram políticas de formação e de ensino implementadas no âmbito da Secretaria de Educação do Ceará, com o apoio das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação. Essas políticas permitiram a abertura das escolas a partir da utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar. Essa abertura das escolas na modalidade remota e posteriormente híbrida, foi tema de muitas problemáticas e debates, especialmente a respeito da desigualdade de acesso aos recursos digitais por parte de estudantes e professores, bem como a formação de professores para atuar nestas modalidades de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10790_TB1327_08122023192540.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANDRADE ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARCOS ANDRADE" "autor_email" => "marcosandradealves9@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }