Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DISCENTE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98035
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4503
    "inscrito_id" => 19275
    "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DISCENTE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS"
    "resumo" => "O presente artigo, objetiva analisar formas e estratégias de superação das limitações impostas aos discentes em relação à matemática. E, para isso foi utilizada uma pesquisa de campo, realizada pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - PIBID, com base nas vivências dos alunos do quinto ano do ensino fundamental I, na Escola Justino Luz, a qual faz parte da rede municipal de Picos - PI. Os dados coletados a partir de entrevista aos discentes, sinalizam que a disciplina de matemática, vem sendo relacionada apenas a números, restringindo-se somente às quatro operações matemáticas, tornando-a pouco atrativa. Considerando que a matemática deve ser uma presença constante em nosso dia a dia, em diversas situações, indo muito além da sala de aula, serão desenvolvidos projetos pedagógicos com vistas a dinamizar o ensino de matemática na escola apresentando outras possibilidades de abordagem para o ensino de matemática, como por exemplo: roda de leitura, jogos, dramatizações, danças, músicas dentre outros, de forma a contemplar uma matemática lúdica e acessível a todos os alunos. Tendo como principal fundamento a escrita de Fiorentini (2003). A pesquisa encontra-se em andamento e pretende contribuir para melhoria do ensino de matemática e consequentemente da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19275_TB4503_20092023065722.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESA DA CONCEIÇÃO BARROS"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESA"
    "autor_email" => "andresabarros1414@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98035
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4503
    "inscrito_id" => 19275
    "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DISCENTE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS"
    "resumo" => "O presente artigo, objetiva analisar formas e estratégias de superação das limitações impostas aos discentes em relação à matemática. E, para isso foi utilizada uma pesquisa de campo, realizada pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - PIBID, com base nas vivências dos alunos do quinto ano do ensino fundamental I, na Escola Justino Luz, a qual faz parte da rede municipal de Picos - PI. Os dados coletados a partir de entrevista aos discentes, sinalizam que a disciplina de matemática, vem sendo relacionada apenas a números, restringindo-se somente às quatro operações matemáticas, tornando-a pouco atrativa. Considerando que a matemática deve ser uma presença constante em nosso dia a dia, em diversas situações, indo muito além da sala de aula, serão desenvolvidos projetos pedagógicos com vistas a dinamizar o ensino de matemática na escola apresentando outras possibilidades de abordagem para o ensino de matemática, como por exemplo: roda de leitura, jogos, dramatizações, danças, músicas dentre outros, de forma a contemplar uma matemática lúdica e acessível a todos os alunos. Tendo como principal fundamento a escrita de Fiorentini (2003). A pesquisa encontra-se em andamento e pretende contribuir para melhoria do ensino de matemática e consequentemente da educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19275_TB4503_20092023065722.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESA DA CONCEIÇÃO BARROS"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESA"
    "autor_email" => "andresabarros1414@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo, objetiva analisar formas e estratégias de superação das limitações impostas aos discentes em relação à matemática. E, para isso foi utilizada uma pesquisa de campo, realizada pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - PIBID, com base nas vivências dos alunos do quinto ano do ensino fundamental I, na Escola Justino Luz, a qual faz parte da rede municipal de Picos - PI. Os dados coletados a partir de entrevista aos discentes, sinalizam que a disciplina de matemática, vem sendo relacionada apenas a números, restringindo-se somente às quatro operações matemáticas, tornando-a pouco atrativa. Considerando que a matemática deve ser uma presença constante em nosso dia a dia, em diversas situações, indo muito além da sala de aula, serão desenvolvidos projetos pedagógicos com vistas a dinamizar o ensino de matemática na escola apresentando outras possibilidades de abordagem para o ensino de matemática, como por exemplo: roda de leitura, jogos, dramatizações, danças, músicas dentre outros, de forma a contemplar uma matemática lúdica e acessível a todos os alunos. Tendo como principal fundamento a escrita de Fiorentini (2003). A pesquisa encontra-se em andamento e pretende contribuir para melhoria do ensino de matemática e consequentemente da educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.