O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DISCENTE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98035 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4503 "inscrito_id" => 19275 "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DISCENTE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "O presente artigo, objetiva analisar formas e estratégias de superação das limitações impostas aos discentes em relação à matemática. E, para isso foi utilizada uma pesquisa de campo, realizada pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - PIBID, com base nas vivências dos alunos do quinto ano do ensino fundamental I, na Escola Justino Luz, a qual faz parte da rede municipal de Picos - PI. Os dados coletados a partir de entrevista aos discentes, sinalizam que a disciplina de matemática, vem sendo relacionada apenas a números, restringindo-se somente às quatro operações matemáticas, tornando-a pouco atrativa. Considerando que a matemática deve ser uma presença constante em nosso dia a dia, em diversas situações, indo muito além da sala de aula, serão desenvolvidos projetos pedagógicos com vistas a dinamizar o ensino de matemática na escola apresentando outras possibilidades de abordagem para o ensino de matemática, como por exemplo: roda de leitura, jogos, dramatizações, danças, músicas dentre outros, de forma a contemplar uma matemática lúdica e acessível a todos os alunos. Tendo como principal fundamento a escrita de Fiorentini (2003). A pesquisa encontra-se em andamento e pretende contribuir para melhoria do ensino de matemática e consequentemente da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19275_TB4503_20092023065722.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESA DA CONCEIÇÃO BARROS" "autor_nome_curto" => "ANDRESA" "autor_email" => "andresabarros1414@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98035 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4503 "inscrito_id" => 19275 "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DISCENTE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS" "resumo" => "O presente artigo, objetiva analisar formas e estratégias de superação das limitações impostas aos discentes em relação à matemática. E, para isso foi utilizada uma pesquisa de campo, realizada pelos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência - PIBID, com base nas vivências dos alunos do quinto ano do ensino fundamental I, na Escola Justino Luz, a qual faz parte da rede municipal de Picos - PI. Os dados coletados a partir de entrevista aos discentes, sinalizam que a disciplina de matemática, vem sendo relacionada apenas a números, restringindo-se somente às quatro operações matemáticas, tornando-a pouco atrativa. Considerando que a matemática deve ser uma presença constante em nosso dia a dia, em diversas situações, indo muito além da sala de aula, serão desenvolvidos projetos pedagógicos com vistas a dinamizar o ensino de matemática na escola apresentando outras possibilidades de abordagem para o ensino de matemática, como por exemplo: roda de leitura, jogos, dramatizações, danças, músicas dentre outros, de forma a contemplar uma matemática lúdica e acessível a todos os alunos. Tendo como principal fundamento a escrita de Fiorentini (2003). A pesquisa encontra-se em andamento e pretende contribuir para melhoria do ensino de matemática e consequentemente da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19275_TB4503_20092023065722.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRESA DA CONCEIÇÃO BARROS" "autor_nome_curto" => "ANDRESA" "autor_email" => "andresabarros1414@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }