O IMPACTO DA PANDEMIA NA PERFORMANCE ACADÊMICA EM ESTUDANTES DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97241 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3437 "inscrito_id" => 7278 "titulo" => "O IMPACTO DA PANDEMIA NA PERFORMANCE ACADÊMICA EM ESTUDANTES DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO" "resumo" => "A crise epidêmica da Covid-19 desde a primeira metade de 2020 foi um fator desafiador para os profissionais da saúde no mundo, mas não só, todos os segmentos humanos foram drasticamente impactados pelas condições sanitárias exigidas, a principal delas sendo o isolamento social. Especialmente em educação, os profissionais da área no Brasil se viram forçados a alterar seus modelos didáticos para um formato remoto, não usual e fora do seu escopo de formação na maior parte das instituições vigentes. Para tanto, busca-se mensurar a influência desse evento sobre os resultados avaliativos dos estudantes, onde é feito um estudo estatístico comparativo sobre discentes de engenharia de computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba(IFPB) campus Campina Grande, antes, durante e após o período de recessão, a partir de dados coletados do sistema da própria entidade. Neste caso, são usadas práticas de descrição e inferência estatística de modo a confirmar pressupostos relacionados aos aumentos de discrepâncias sociais durante o período de pandemia e estigmas relacionados a um curso na área de computação. É esperado obter, relacionar e mensurar os desempenho, período e situação no curso com certas categorizações de estudantes baseadas em raça, gênero, situação econômica e distanciamento geográfico da instituição. Esse estudo avalia o quanto e quais condições são preponderantes para intervenções de suporte aos estudantes do ensino superior, bem como verifica o comportamento da avaliação numérica estudantil frente a possíveis contextos de retração social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7278_TB3437_05102023002047.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAÍQUE DE OLIVEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "CAÍQUE" "autor_email" => "caique.oliveira@academico" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97241 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3437 "inscrito_id" => 7278 "titulo" => "O IMPACTO DA PANDEMIA NA PERFORMANCE ACADÊMICA EM ESTUDANTES DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO" "resumo" => "A crise epidêmica da Covid-19 desde a primeira metade de 2020 foi um fator desafiador para os profissionais da saúde no mundo, mas não só, todos os segmentos humanos foram drasticamente impactados pelas condições sanitárias exigidas, a principal delas sendo o isolamento social. Especialmente em educação, os profissionais da área no Brasil se viram forçados a alterar seus modelos didáticos para um formato remoto, não usual e fora do seu escopo de formação na maior parte das instituições vigentes. Para tanto, busca-se mensurar a influência desse evento sobre os resultados avaliativos dos estudantes, onde é feito um estudo estatístico comparativo sobre discentes de engenharia de computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba(IFPB) campus Campina Grande, antes, durante e após o período de recessão, a partir de dados coletados do sistema da própria entidade. Neste caso, são usadas práticas de descrição e inferência estatística de modo a confirmar pressupostos relacionados aos aumentos de discrepâncias sociais durante o período de pandemia e estigmas relacionados a um curso na área de computação. É esperado obter, relacionar e mensurar os desempenho, período e situação no curso com certas categorizações de estudantes baseadas em raça, gênero, situação econômica e distanciamento geográfico da instituição. Esse estudo avalia o quanto e quais condições são preponderantes para intervenções de suporte aos estudantes do ensino superior, bem como verifica o comportamento da avaliação numérica estudantil frente a possíveis contextos de retração social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7278_TB3437_05102023002047.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAÍQUE DE OLIVEIRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "CAÍQUE" "autor_email" => "caique.oliveira@academico" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }